Fullmetal é “oriundi”.
Bem sabemos da importância da imigração italiana, para o aprimoramento do povo brasileiro. Eles trouxeram muitas benesses: culturais, comportamentais, genéticas. Não é sem razão que a Serra Gaúcha se destaca em nosso país de forma indiscutível em tantos predicados e riquezas.
Nós, do ShibaShow®, tivemos a felicidade de realizar boas escolhas em nossa trajetória com os Shibas. Assim, graças à qualidade obtida das matrizes provindas do canil Leonor Akita PR, de Elígio e Lígia Cubilla, temos sobressaído no cenário nacional, na primeira posição do ranking CBKC, seja com a Kanpai, primeiro Shiba do Brasil em 2020, seja com a Yoko, melhor Shiba Jovem do Brasil em 2021, neta do melhor Shiba do Brasil em 2021, o Yuto, do mencionado canil. Yoko, afinal, em 2022, merecidamente, foi o Melhor Shiba adulto do País. Neste ano, a nossa Tokyo está vencendo o ranking jovem.
Além disso, a generosidade de Kênia Ballve Behr, que nos cedeu a Yuuki, da excepcional linhagem por ela criada no canil Yamada, seguindo a linha de Shun’you Kensha, da Espanha, vem solidificar a base genética com que contamos.
Fullmetal Alchemist go Tessaiga, Alchy para os amigos, é o primeiro de sua espécie a atravessar o Atlântico para nos trazer a superlativa linhagem de Fukuriu, um dos Shibas mais relevantes do Japão na atualidade.
Tessaiga
O nome do canil de Elettra Grassi, inspirado em um mangá, se refere a uma espada mágica do folclore japonês que foi forjada com o dente de um cão e que tem o poder de destruir 100 demônios com um só golpe.
Fullmetal confirma a previsibilidade genética
Diferentemente de exemplares obtidos por sorte apenas, Fukuriu comprovadamente transmite suas qualidades, como podemos ver em sua filha, Junken, mãe de Fullmetal.
Tipo, cor, estrutura e temperamento é o que buscamos receber e transmitir para o nosso plantel, pois somos CRIADORES de Shibas, não apenas proprietários. Como tal, temos o dever de aprimorar a raça.
E, quando investimos em campanhas de exposições para nossos exemplares, não o fazemos apenas por que esse é um hobby empolgante, mas, principalmente, porque estamos submetendo nossos exemplares ao exame e escrutínio de especialistas que nos confirmam suas qualidades e apontam seus eventuais defeitos.
Um Árbitro cinófilo somente é reconhecido após muito estudo e trabalho para conquistar tal qualificação
MAGELLAN – O PAI DE FULLMETAL
Magellan, pai de Alchy, nasceu de duas linhagens japonesas extremamente raras na Europa e preciosas no Japão.
A mãe, Shikon no Tama, é a única filha direta na Itália do lendário Beniwaka ainda considerado um dos melhores Shibas da história, estimado fundador da linha, que teve grande influência no Japão, EUA e norte da Europa.
O pai de Magellan, Taisho, é um exemplar de tamanho pequeno, e ossatura poderosa, grande temperamento e inteligência, decorrente do trabalho de seleção do senhor Okano, grande “sensei” de Shibas, várias vezes finalista e vencedor de grandes nacionais assim como muitos de seus alunos.
Taisho é o único filho direto de Kokuryu na Europa, finalista do grande nacional, um dos mais belos Shibas black and tan dos últimos dez anos. Importar este exemplar para a criação de Castelfalcino, de Stefano Sardonini, foi simplesmente uma honra para Elettra Grassi.
Daí que nasce Magellan, com notáveis qualidades de tipo e movimento e que, em apenas dois meses de estreia em exposições, consegue o TOP DOG 2016 Jr, e depois um magnífico TOP DOG 2017 que começou em abril e terminou com um playoff de tirar o fôlego no IDS Erba em dezembro do mesmo ano contra o detentor do título dos últimos dez anos.
Ainda antes de um ano de idade Magellan conseguiu estabelecer-se várias vezes nos agrupamentos do BIS sob o julgamento de peritos estrangeiros e Italianos, o que não é fácil para um cão desta raça e continuou a estar presente no BISS italiano e europeu e BOG. .
Magellan também tem um temperamento alegre e sociável, tanto que pode conviver com o outro macho Sayuki mesmo na idade adulta. Muito dócil com as pessoas, inteligente, um pouco mimado, Magellan segue nosso ideal de Shiba do canil Tessaiga, assim como o nosso, pelo temperamento e movimento.
Na criação Magellan tem genética Ayat Ee, por isso tem performances interessantes tanto no preto quanto no vermelho, dado o pedigree e as linhas em que é construído. O tamanho está contido em seus 39,5 cm sem perder força e masculinidade assim como seu pai, de quem também herdou o movimento amplo, impetuoso, mas elegante, como todos os cães das linhas descendentes de Beniwaka.
A cabeça importante e masculina tem um valor zootécnico particular e uma qualidade bastante incomum hoje em assuntos contemporâneos.
Magellan é o padreador procurado pelos puristas e por quem procura o cão típico com elegância e distinção.
JUNKEN – A MÃE DE FULLMETAL
A importação da década na Europa foi feita por Tessaiga: Junken Suzuhana go Kyushuu Junkenkai.
Junken chegou depois de uma longa negociação e pesquisa. O objetivo era importar a filha direta de Fukuryu, hoje o maior e mais famoso Shiba vivo do Japão, além de vencedor do grande nacional 2019.
Fukuryu é filho de Mikadohime, duas vezes vencedor do Grand National, criado pelo canil histórico “bungo.” e hoje visível no site do Nippo Club como um exemplo perfeito da raça. Desde os dias do Kotetsu que não havia honras tão altas em cães em linha direta. Junken é esta linha direta. Vinda para a Itália principalmente para Magellan, por sua vez um expoente proeminente da linha merciwaka, a ninhada desta combinação não foi disponibilizada ao público, tamanha era a importância shibista desta combinação. Quem hoje pode se gabar de ter um filhote de Junken Suzuhana, possui um cachorro de linhagem imperial
Elettra Grassi,
como as entrevistas neste site esclarecem, é uma das principais criadoras de Shiba do mundo. Ela reúne, simultaneamente, a prática da criação de cães de raça pura que vivenciou desde criança, com o conhecimento científico de quem é graduada em Genética e doutorada em Aprimoramento Animal.
Fullmetal foi examinado sob os mais diferentes aspectos, inclusive por árbitros japoneses e julgado OK. É base sólida para estribar o nosso trabalho de produzir Shibas corretos. Ele nos foi entregue com o respectivo painel de DNA, assegurando que o que apresenta externamente é solidamente arraigado em sua carga genética. É, mais uma vez, a cultura italiana a aprimorar a brasileira.
Sabemos bem dos desvios que estão incidindo no plantel nacional de Shibas. Isso, como já vivenciamos com os Rottweiler, outra raça que esteve “na moda”, tende a se agravar à medida em que pessoas despreparadas ou até mal intencionadas busquem um dinheiro fácil. Sabemos bem o que é conviver com um ente deficiente ou doente por muitos e muitos anos. É por isso que, assim como recebemos do Tessaiga, vamos fornecer o painel de DNA de nossos cães, mostrando a ausência de características indesejáveis, mesmo aquelas não previstas como faltas no padrão da raça.
Fullmetal Alchemist go Tessaiga não vem sozinho. Ele carrega nossa enfática promessa de criá-lo de acordo com a orientação de Elettra Grassi, que sabemos provir de uma bagagem de conhecimento muito superior à nossa.
Suas futuras noivas e nós mesmos estamos ansiosos para lhe garantir com o máximo carinho sua plena felicidade.
A foto ao lado seguir é de sua chegada ao Brasil, a Porto Alegre, com nossa filha Patrícia, que reside em Madrid e que nos fez a gentileza de nos trazer o Alchy.