A unha tem como função a proteção das extremidades dos dedos, é utilizada para defesa e como ferramenta para escavar. É composta por queratina dura produzida pelas células epiteliais da matriz ungueal.
A base da unha recebe vasos sanguíneos responsáveis por nutrir a região, inclusive as células que produzem a queratina. Traumas que ocasionam a quebra da unha na região vascularizada tendem a formar hemorragias profusas. O corte da unha realizada sem o devido cuidado também pode promover dor e hemorragia.
Outra alteração que pode levar a traumas é o crescimento excessivo das unhas.
Há diversas causas para o crescimento exacerbado das unhas, dentre as mais comuns destaca-se o não desgaste devido ao tipo de piso em que o animal vive. Pisos mais lisos reduzem o atrito da unha com o solo, diminuindo ou impedindo o desgaste.
Unhas crescidas afetam a postura do cão, levando a problemas nas articulações e artrite. Eles também são mais propensas a dividir e quebrar, de maneira dolorosal
As unhas também podem crescer excessivamente em animais portadores de leishmaniose visceral, onde as formas parasitárias da leishmania se multiplicam nas células da região da matriz ungueal promovendo produção excessiva de queratina. Animais com hipertireoidismo também podem apresentar crescimento anormal das unhas devido ao aumento da atividade metabólica. As unhas de cães idosos podem apresentar crescimento exagerado devido à falta ou redução de atividades que promoveriam o desgaste.
Prevenir é melhor
Cortar unhas é processo que deve ser preventivamente realizado, é preciso acostumar os Shibas, desde pequenos, a terem as suas unhas aparadas, ainda que nem sempre isso seja necessário. Se não os condicionarmos para o corte, pode ser que isso se torne um grande problema.
Grupos distintos
Cães que se movimentam em pisos ásperos, tais como calçadas, lajes de concreto, asfalto e similares têm suas unhas naturalmente desgastadas e, provavelmente, não necessitam de maiores cuidados. Entretanto, aqueles que somente se movimentam em gramados, tapetes, pisos não abrasivos, terão crescimento exagerado e requerem o corte.
Cortar unhas de Shibas , quando?
O melhor é cortar as unhas antes que se tornem grandes demais, pois elas terão menor vascularização e menos chance de sangramento. Não é necessário esperar até que o cão, ao se movimentar, apresente um som de “estalar”, do contato da unha com o piso, que não ocorre quando a pata repousa corretamente sobre as almofadas plantares.
O corte deve ser executado com um alicate apropriado, muito barato, similar a um aparador de charuto. Esse alicate possui um “colher” que serve como limitador da profundidade do corte. Ou seja, o corte é feito quando a unha toca o fundo da colher, entre as duas lâminas.
Além do alicate, é aconselhável ter um pó hemostático, para uma eventual “barbeiragem”, eis que as unhas caninas são vascularizadas e um excesso de profundidade pode fazê-las sangrar.
Como cortar
Escolha um momento de calma
O ideal é que o Shiba seja habituado ao corte de unhas desde filhote, evitando estranhamentos. Seja como for, é importante que ele esteja relaxado na hora de cortar, pois isso diminui o risco de acidentes.
Imobilize o cão ou peça que alguém o mantenha seguro
Se julgar adequado, envolva seu amigo em uma toalha e segure-o no colo, com as patinhas voltadas para você.
Corte as unhas aos poucos!
As unhas caninas não são formadas apenas por tecidos mortos. Elas também possuem muitas terminações nervosas em sua base. Atingi-las provoca muita dor, sangramentos e até infecções.
No caso de cães com unhas claras, as áreas mais rosadas indicam onde começam e onde terminam as inervações. Já no caso das unhas escuras, mais frequentes em Shibas, vá com calma, mantenha o corte longe da base. É melhor cortar a menos do que a mais.
É possível lixar a unha, como alternativa.
Há lixas apropriadas para unhas de cães. Pode ser utilizado um pequeno esmeril elétrico com pedra áspera. Mas, você deve ter acostumado antecipadamente o seu Shiba, ou precisa ter domínio para que ele se submeta.
Os meus, que não tiveram esse treinamento, ao escutar o ruído de “aparelho de dentista” fariam um verdadeiro escândalo.
Lembre da recompensa
Na medida do possível, o momento de cortar as unhas deve ser prazeroso para o seu amigo. Nesse sentido, procure brincar e fazer carinho nele. Ao finalizar, um prêmio contribui para que ele associe o corte a algo positivo.
Manuseio adequado
Com certeza, há pessoas capazes de cortar as unhas de Shibas, sem que eles façam um drama.
Você pode achar isso duvidoso ou até falso, em razão da frequência com que os cães são submetidos a métodos restritivos, forçados e aterrorizantes para o corte das unhas, banho e outros procedimentos de higiene.
Eu mesmo vivi a desagradável experiência de mandar meu handler a um veterinário para cortar as unhas da Kanpai e. lá, ele não permitiu que o handler acompanhasse o procedimento. O veterinário, famoso, possuidor de um programa regular na televisão, simplesmente anestesiou a Kanpai e cortou as unhas, totalmente, na base, de forma tão grotesca que uma colega dele, a quem levei a Kanpai posteriormente, me recomendou processá-lo, o que não fiz em respeito ao pai dele, também veterinário e meu amigo. Foi assim que recebi e paguei uma conta de mil reais por um corte de unhas.
Práticas consideradas bárbaras persistem por que as pessoas não sabem que há métodos pacíficos. Infelizmente para os cães, como relatei, até profissionais usam a força e outros métodos inadequados para cortar as unhas.
Um único episódio assustador pode tornar um cão problemático, o que pode ser verdade até mesmo para cães anteriormente sem medo, como é natural no Shiba.
Devemos tentar conquistar a naturalidade do animal, para o corte de unha e outros procedimentos, em mútua vantagem para as partes envolvidas. Nisso, apesar das recomendações que a seguir emitimos, entendemos que é necessário uma categoria especial de pessoa, em termos de temperamento, segurança, administração da paciência, fatores que formam um “encantador” de animais. Há os que vão agir com naturalidade, facilmente, assim como haverá os que, de forma evidente ou silente, vão transmitir insegurança ao “paciente”.2
É preciso considerar que a agudeza e amplitude dos sentidos dos cães os tornam possuidores de um quase “sexto sentido”, rokon em japonês, que lhes permite “ler” intenções veladas de seus humanos.
Princípios
Comportamento pode ser positivamente reforçado por um item de comida de alto valor e novidade. Isso facilita. A comida é um reforçador primário e geralmente é considerada mais poderosa e eficaz, quando escolhida e apresentada corretamente, do que reforçadores secundários como elogios, carícias, etc. Reforçadores secundários podem ser condicionados a se tornarem mais poderosos, mas não é o que precisamos fazer para algo complicado como cortar unhas.
Cães, assim como humanos e outros animais, podem desenvolver rapidamente associações reflexas como resultado de suas experiências; essas associações determinam o que o animal prevê que acontecerá na próxima vez que uma situação semelhante surgir.
- Se um Shiba prevê desprazer, ele tentará evitar, ou possivelmente se defenderá se não conseguir evitar.
- Se a ação de me sentar ao lado do meu cachorro com cortador de unhas na mão é seguida por forçar, machucar ou conter (força, restrição e dor são assustadores), provavelmente será feita uma associação negativa, e o cachorro pode antecipar agora que, quando eu me sento perto dele com aquela coisa de cortar unhas, algo ruim acontecerá se ele não fugir.
- Em outras palavras, o cão neste exemplo prevê que uma experiência desagradável está prestes a acontecer, porque uma pessoa perto do cachorro com cortador de unhas, no passado, levou a uma situação muito desagradável.
- Os cortadores agora representam experiências aversivas de força, medo e possivelmente dor.
Dessa forma, uma experiência desagradável pode levar à futura repulsa a estímulos associados a essa experiência. Se eu continuar a entregar experiências desagradáveis quando me sentar ao lado do meu cachorro com cortador de unhas, o medo, a repulsão ou outros comportamentos óbvios de autodefesa podem se ampliar.
No início, pode ser apenas os cortadores que o cachorro considere precursores de desprazer, mas ao longo do tempo, o cachorro pode ampliar e associar a mim ao desprazer, se eu continuar reincidindo. Ignorar as preocupações dele e continuar o assustando, o que tende a aumentar o problema.
O que precisamos fazer é estabelecer um novo conjunto de associações para o cachorro de forma que cortar unhas se torne algo que eles esperam com expectativa e não algo que eles temem. Podemos criar essas associações apresentando reforçadores significativos e evitando associações aversivas a todo custo.
Com a paciência e prática, podemos treinar o cachorro para permitir não apenas o manuseio associado a cortar unhas, mas também o corte real das unhas sem medo, força ou restrição:
Para começar, temos que garantir que o cão não esteja carregado com ansiedade ou medo. Devemos ter certeza de que ele está bem habituado ao processo de ter suas patas manipuladas. Começamos associando manipulação a experiências positivas. Só então devemos começar a mostrar os cortadores de unhas, associando esses cortadores a experiências positivas.
Finalmente, devemos começar a trabalhar com os próprios cortadores, inicialmente, associando o manuseio dos cortadores a experiências positivas, seguido pelo corte real das unhas. Isso deve ser feito em uma proporção que o cachorro esteja confortável e feliz em suportar.
- Antecipe os reforçadores.
- Forneça comida de alto valor e variedade durante o manuseio de patas.
- Depois de garantir que o cachorro está feliz em ter suas patas manipuladas, use a comida como um reforçador para o manuseio das patas e, em seguida, para o manuseio de patas com a adição dos cortadores.
- Use comida para reforçar cada nova etapa do processo, incluindo a visualização dos cortadores, o manuseio dos cortadores, o toque suave nas patas com os cortadores e, finalmente, o corte real.
- Deixe o cachorro ir em seu próprio ritmo; não force ou pressione.
- Recue se o cachorro se sentir desconfortável e trabalhe no reforço positivo antes de prosseguir.
- Continue a praticar regularmente, mesmo depois de o cachorro estar confortável.
- 1Na nossa experiência, com cães e com Shibas, vemos que cada indivíduo tem uma preferência gastronômica, alguns adoram hotdog, outros peixe, outros rolhas de espumante. Em geral os handlers costumam preferir iscas de figado bovino assadas no forno.
Comida de alto valor depende, em nossa experiência, com cães e com Shibas, vemos que cada indivíduo tem uma preferência gastronômica, alguns adoram hotdog, outros peixe ou churrasco. Em geral os handlers costumam utilizar iscas de figado bovino assadas no forno.
Esse é um breve resumo, mas cada etapa deve ser praticada com paciência, permitindo que o cão se sinta confortável antes de avançar para a próxima etapa. Isso pode levar dias ou semanas, dependendo do exemplar.
Usando esses princípios, você pode evitar completamente o uso de métodos aversivos no cuidado com as unhas do seu Shiba.