Atletismo com Shibas
O Atletismo com Shibas é uma parte importante da saúde física e mental do seu cão. E embora você tenha outras alternativas que vamos comentar aqui, correr com seu cão é uma excelente maneira de ambos queimarem calorias e aliviarem o estresse.
A falta de exercício é uma das razões mais comuns pelas quais os cães desenvolvem problemas de peso e comportamento. Sem meios suficientes para gastar sua energia, filhotes e cães adultos podem se tornar destrutivos.
Correr beneficia seu cão da mesma forma que beneficia você – então não hesite em colocar seus tênis, pegar sua coleira e ir às suas trilhas de corrida favoritas.
Seu Shiba gosta de correr?
Avalie se correr é algo que seu cão pode gostar. Shibas, grandes caçadores, sempre adoram movimento, mas cada indivíduo tem suas idiossincrasias. Você conhece melhor o seu cão. Considere o tipo de exercício que ele geralmente gosta. Se correr parece uma boa opção, você está pronto para dar os próximos passos.
Seja isento, procure distinguir o quanto o cão está determinado a compartilhar com você uma atividade. Querer agradá-lo pode fazer com que ele se submeta a desconfortos e a superar sua capacidade. Observe, sempre, se ele está confortável no exercício.
Conheça a capacidade física dele
Filhotes
Não execute corridas com filhotes. Suas articulações ainda não estão bem desenvolvidas e poderão ser seriamente afetadas. Aguarde até que faça mais de um ano de idade. Muitos cães são animais estoicos e escondem muito bem ferimentos e doenças de seus donos, portanto consulte seu veterinário.
Quando amarrado a uma coleira, um filhote não tem a opção de parar. Lembre-se, o melhor exercício para filhotes é correr livre com segurança. Se você tiver acesso a um quintal cercado, permita que seu filhote vagueie livremente, escolhendo sua velocidade e direção, mas não o deixe sem supervisão. Ela naturalmente regulará sua atividade, indo rápido
Se você não tiver um quintal cercado, deixe seu filhote brincar em uma longa guia de cerca de 5 metros em um espaço seguro. Segure o final da linha enquanto eles tocam, mantendo-o frouxo o máximo possível. Tudo bem se o seu cachorro correr ou perseguir uma bola sozinho. Eles sabem quando estão cansados e precisam descansar, então jogam em seu próprio ritmo.
Para alguns filhotes, andar rápido os cansa muito rapidamente. Contanto que seu filhote não queira parar e cheirar cada folha de grama ao longo do percurso, deixe-o definir o ritmo. Escolha rotas que exponham seu filhote a diferentes superfícies, como grama, areia ou cascalho macio. Até que as patas do seu cachorro estejam acostumadas com superfícies de concreto, resista a andar nas calçadas, pois elas podem machucar os pés.
Restrinja exercícios de salto repetidos, como jogar uma bola para o ar, o que pode machucar as costas de um filhote. Quando seu filhote estiver totalmente maduro, você pode introduzir essas atividades.
Jogos para filhotes
CHEIRAFARI: incentive o filhote a encontrar pedaços de ração ou petiscos jogados no quintal. Isso pode proporcionar mais enriquecimento e ser mais divertido do que fazer a mesma caminhada pelo bairro dia após dia.
QUENTE OU FRIO : exponha seu filhote a jogos cerebrais interativos, tal como um quebra-cabeça de comida, ou dominar um novo truque. Use uma caixa para esconder guloseimas, um pano de prato enrolado ou papel amassado para o filhote procurar e encontrar. Vá encorajando o filhote e, afinal, comemore o achado.
Idosos
Cães mais velhos. podem ter diminuição da função cardiovascular, dor nas articulações ou músculos fracos que podem tornar a corrida difícil ou dolorosa. Agende um check-up e consulte seu veterinário antes de iniciar qualquer programa de corrida com seu ele.
Tenha o equipamento adequado
Se você decidiu que seu Shiba será seu parceiro de corrida, certifique-se de ter todos os itens necessários para manter vocês dois seguros e confortáveis. Um peitoral com etiquetas de identificação atualizadas Caso seu cão seja microchipado, coloque o QR Code respectivo. Se puder, utilize um que possua GPS;
Uma guia resistente, de “mãos livres”, preferencialmente, ou padrão, que não soltará se o cão mudar repentinamente de ritmo, melhor se ela for elástica, para absorver os impactos.
- Água extra para o seu cão (lembre-se, ele também precisa se hidratar)
- Uma tigela dobrável ou garrafa de água para cachorro
- Sacos para coletar e descartar resíduos
- Guloseimas para quando seu cão precisar de calorias extras (ou motivação) em uma corrida longa
Verifique o tempo antes de correr
Não corra no calor, pois seu cão tem menos recursos para lidar com temperaturas extremas, no caso brasileiro, com o calor
Correndo juntos
Correr requer muito pouco treinamento. No entanto, acostume o cão a não puxar, mantendo a mesma velocidade que você, e a não entrar e sair entre suas pernas.
Além disso, certifique-se de que seu cão possa parar, e permanecer a seu lado, caso você precise esperar em algum semáforo ou cruzar trilhas lotadas.
Comece devagar e vá avançando para corridas mais longas para evitar lesões, assim como faria se estivesse começando a correr sozinho pela primeira vez. Você notará que, à medida que seu cão fica em melhor forma, ele será capaz de percorrer distâncias maiores em passos mais rápidos.
Depende de você garantir que seu cão esteja seguro durante o exercício.
Se correr com seu cachorro se tornar regular em sua rotina, você também pode conversar com seu veterinário sobre nutrição adequada. Assim como os atletas, os cães ativos precisam de mais calorias e nutrientes variados do que um viciado em televisão comum.
Nutrição adequada e exercícios são fundamentais para manter seu cão saudável e, juntos, ajudarão seu melhor amigo a ter uma vida longa e feliz.
Treine seu cão, e não apenas para ficar em melhor forma. Embora muitos cães adorem correr, eles também são criaturas curiosas que podem ficar superestimuladas fora de casa – como cortar na sua frente ou tentar parar e cheirar tudo. Você também não quer que ele puxe a coleira se ficar animado para começar a correr mais rápido do que você está preparado para ir. O treinamento com coleira pode ensinar seu cão a primeiro caminhar ao seu lado sem interrupções e, em seguida, fazer a transição lenta desse comportamento para corridas.
Sempre aqueça
Mesmo corredores experientes precisam de alguns minutos antes de começar o aquecimento. Seu cachorro não é diferente. Comece com uma curta caminhada para relaxar os músculos do seu cão antes de começar uma corrida. Este também é um bom momento para fazer suas necessidades com seu cão – afinal, você não quer que ele pare no meio de suas corridas para fazer suas necessidades.
Acalme-se
Como faria depois de qualquer uma de suas outras corridas, seu cão se beneficiará de um bom relaxamento. Pode ser uma corrida lenta ou apenas uma caminhada leve de cerca de 800 metros. Isso permitirá que seus músculos se soltem novamente e que ele faça com que sua frequência cardíaca volte ao normal com mais facilidade.
Depois de se refrescar você pode descansar em algum lugar à sombra e dar-lhe um pouco de água para beber, como talvez algumas guloseimas para cachorro; afinal, ele é um bom menino.
Divirta-se
Praticar exercícios juntos pode criar um vínculo forte entre você e seu cão e, com o treinamento e o tempo adequados, ele desfrutará de corridas tanto quanto você. Um percurso de alguns quilômetros pode ser uma ótima experiência para vocês dois.
Após a corrida, se houver chance, socialize com outros corredores e seus cães. A socialização é boa para o desenvolvimento do seu cão e, quem sabe, você poderá encontrar um companheiro de corrida local – além do seu cão, é claro.
OUTRAS ALTERNATIVAS DE EXERCÍCIOS
Caminhadas com Intervalos
Leve seu cachorro para passear na coleira. Ao longo da caminhada, misture alguns intervalos de corrida ou de passos rápidos para ajudar a aumentar a frequência cardíaca e queimar calorias para você e seu cão.
Brincar de Pegar
Assim como fez tantas vezes com seus amigos quando criança, brinque de pega-pega com seu cachorro no parque canino local, no quintal ou até mesmo dentro de sua casa. Vocês dois farão um ótimo treino cardiovasculares enquanto seu cachorro tenta persegui-lo.
Buscar com corridas
Uma adaptação de um jogo. Pegue o brinquedo favorito do seu cachorro e jogue-o no parque canino local ou no quintal… só que desta vez, corra com seu cachorro para recuperá-lo! Para os proprietários que não têm acesso a um parque canino ou quintal, isso pode ser feito no corredor de sua casa.
Curso Dogstacle
Coloque degraus de fitness em todo o seu quintal. Coloque seu cão na coleira e caminhe rapidamente pelo percurso. A cada passo, designe um exercício para você, como toques nos dedos dos pés, flexões modificadas ou agachamentos de pernas, para obter um treino sólido. Seu cão estará constantemente em movimento e adorará passar tempo com você. Para donos de animais de estimação que não têm quintal, isso pode ser feito no parque canino local.
Escadas para cachorro
Subir escadas é a maneira perfeita de fortalecer os músculos das pernas. Coloque seu cachorro na coleira e suba e desça as escadas. Certifique-se de misturar tudo e dar alguns passos altos e laterais para trabalhar vários grupos musculares.
Caminhada regular
Leve seu cachorro ao parque local ou ao longo da rua.
Caminhada aprimorada
Use obstáculos quando estiver caminhando, como bancos, árvores, valas e troncos para o seu cão pular, rastejar ou se equilibrar. Tente passear com o cachorro em diferentes superfícies, como areia, águas rasas, folhas caídas ou em uma superfície áspera.
Buscar
Jogar uma bola ou um brinquedo é um ótimo exercício para o seu cão, e você pode fazê-lo trabalhar mais fazendo isso em uma encosta ou escada.
Esconde-esconde
Esconda um brinquedo ou alguns croquetes e deixe seu cachorro encontrá-los.
Natação ou hidroterapia
Shibas, meio gatos, não gostam muito de água. Mas, vale tentar, há os que superam isso em função do divertimento.
Percursos de obstáculos
Configure obstáculos baixos (use um cabo de vassoura em dois objetos), túneis (disponíveis em pet shops ou use caixas de papelão) e uma pista de slalom (objetos separados por um metro) para exercitar seu cão.