Dormir com os donos
Decidir se permite que seu cachorro fique na cama não é fácil. Por um lado, você não quer que ele fique sozinho à noite. Mas por outro lado, você não quer estragá-lo.
O que um pai amoroso de animal de estimação deve fazer? A primeira coisa é relaxar. Você não vai estragá-lo. Mas se você vai arruinar suas chances de ter uma boa noite de sono é outra questão. Aqui estão alguns fatores que você pode considerar ao decidir se vai ou não dormir com seu Shiba.
Dormir com os donos: uma questão de escolha
Não existem regras rígidas e rápidas sobre se seu cão deve ou não compartilhar sua cama. Alguns treinadores que adotam noções ultrapassadas de domínio desencorajam permitir que seu cão fique na cama, alegando que você elevará o status na matilha dele acima do seu.
No entanto, essa noção foi desacreditada por estudos de ciências comportamentais. Em última análise, se o seu cão deve dormir com você, depende de você o querer ou não em sua cama e se ele é maduro o suficiente para lidar com isso.
Só você pode determinar se é confortável com a ideia de dormir com seu Shiba na mesma cama, mas quanto a saber se ele se adapta a isso, é preciso que atenda a alguns critérios básicos.
O Shiba tem algumas vantagens sobre outras raças, tais como: é silencioso, muito limpo, sem cheiro, carinhoso.
Dormir com os donos: afeição e companhia
Shibas são cães afetuosos e gostam de estar perto de seus donos. Dormir na cama com donos é uma maneira de se sentirem seguros e felizes, pois são animais de matilha e gostam de estar próximos de seus entes queridos.
Dormir com os donos: coisas a ponderar
Pode ser ruim para o seu casamento
Permitir que o seu Shiba fique entre vocês à noite pode interferir no tipo de intimidade que constrói casamentos sólidos e bom relacionamentos.
Pode perturbar o seu sono
Embora a maioria dos Shibas seja extremante silenciosos e autônomos, seu amigo pode acordar no meio da noite para arranhar, ou cavar nas cobertas, até que ele fique mais confortável. Mesmo cães que costuma dormir a noite toda poderão acordar e patrulhar a casa, se houver algum mínimo ruído estranho.
Por outro lado, não será possível qualquer invasor entrar na casa sem ser devidamente recepcionado. Shibas desconsideram o tamanho dos adversárfios.
Dormir com os donos: benefícios
Claro, se você quiser dormir com seu cachorro, também há benefícios. Ter seu cachorro na cama pode ajudá-lo a relaxar e também fortalecer o vínculo entre você e ele. Só você pode decidir se os negativos superam os positivos.
Você também pode encontrar um meio-termo colocando uma cama de cachorro ao lado de sua própria cama, para obter a proximidade sem perturbar o sono. Seja qual for a sua decisão, lembre-se de que não existe certo ou errado definitivo – trata-se do que é certo para você e seu Shiba.
Uma cama para ele
Alchy, nosso padreador, tem uma cama quase que humana. Ela é elevada do solo, tem um encaixe para o colchão, que foi feito especialmente para ele, com espuma forrada com lona militar, para suportar as arranhaduras. Poderia ser menor, pois ela tem um metro e trinta por setenta e cinco centímetros. Mas serve bem a ele e a companheira do momento. E ficou muito barata.
Ainda que, durante o dia, ele se desloque entre vários locais, à noite ou dorme na cama ou em um sofá da área de lazer. Já nossas foundation bitches, a Kanpai e a Kiko dormem em nossas casas, por vezes conosco, por vezes em sofás ou tapetes, como lhes aprouver.