PETISCOS PARA SHIBAS
Petiscos para cães são atualmente elementos importantes no adestramento que se fundamenta em estímulos positivos, mais comumente com o auxílio de alimentos. Nesse método, o pet é recompensado sempre que executa uma tarefa corretamente. O diferencial é que o adestramento positivo proíbe o uso de punições. Portanto, ao invés de repreender o animal, focamos em reforçar os comportamentos desejados.
Ainda que existam outras alternativas viáveis, como passeios e brincadeiras, para estimular o bom comportamento dos cães. Vamos divulgar aqui algumas receitas de petiscos saudáveis que podem ser feitos em casa, com facilidade e de forma econômica. Essas receitas podem ser vistas nos originais, através de links.
Petiscos para cães: ISCAS DE FÍGADO
Este é o petisco preferido dos handlers e adestradores de cães. O fígado bovino é muito barato, custando cerca de dois dólares o quilograma.
Ingredientes:
2 kg de fígado bovino
Preparo:
1. Cortar o fígado em pedaços relativamente grandes, digamos, de 10 por 2 cm, inicialmente, pois ficará mais fácil de cortar para o tamanho desejado após serem cozidos.
2. Cozinhar o fígado em água suficiente para cobrir, por tempo suficiente para que perca a cor avermelhada.
3. Deixar esfriar, retirar o líquido, cortar em pedaços menores, de cerca de 2 por 2 cm.
4. Dispor os pedaços de fígado em uma forma, forrada com papel manteiga.
5. Assar por uns 30 minutos a 70º graus ou em tempo menor com forno mais quente.
6. Deixar esfriar e colocar em um vidro ou recipiente com tampa, para manter na geladeira, até o uso.
BISCOITO DE FÍGADO da CãoFeitaria
Ingredientes:
300 gramas de fígado bovino
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo integral ou farinha de aveia
1 colher de azeite
1 xícara de água, para umedecer a massa.
Preparo:
Triture bem os bifes em um processador de alimentos e despeje todo o conteúdo em uma tigela. Em seguida, acrescente o ovo, o azeite e aos poucos vá acrescentando a farinha, para não passar do ponto. Retire e sove até a massa ficar homogênea e sem grudar nas mãos.
Caso a massa fique seca, acrescente aos poucos a água e continue sovando a massa até a massa atingir o ponto correto. Abra a massa com um rolo. Corte no formato desejado usando um cortador ou formas metálicas. Espalhe em uma assadeira untada com azeite, óleo ou manteiga e leve ao forno à 200ºc, por 30 a 35 minutos. Se os biscoitos não ficarem bem sequinhos por dentro, deixe mais 5 minutos e vá olhando se já secaram. Pronto! É só esperar esfriar!
BISCOITO DE BANANA COM MAÇÃ da CãoFeitaria
Ingredientes
2 xícaras de farinha de aveia ou farinha de trigo integral
1 banana prata madura
1/2 maçã picada sem semente (pode estar com a casca)
1 ovo batido
1 colheres de sopa de mel
1 pitada de canela (a gosto)
Preparo:
Em um liquidificador, coloque a banana picada, a maçã picada e o ovo batido e triture todos os ingredientes. Em seguida transfira o conteúdo para uma tigela. Acrescente o mel e a canela. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo integral ou de aveia e vá mexendo até formar uma massa consistente.
Unte um tabuleiro com azeite, abra a massa em uma bancada limpa e com o cortador de sua preferência, faça os biscoitinhos. Distribua-os no tabuleiro e deixe assar por 30 a 35 minutos, antes de colocar os biscoitinhos, pré-aqueça o forno a 200º C por 15 minutos.
BISCOITO DE COUVE COM CENOURA da CãoFeitaria
Ingredientes:
3 folhas médias de couve
1 ovo1 cenoura média cozida
1 colher de azeite extra virgem
2 xícaras de farinha de trigo integral ou farinha de aveia
Preparo:
Primeiro, cozinhe a cenoura até que ela fique macia e com a mesma água do cozimento da cenoura coloque as 3 folhas de couve sem o talo por 30 segundos nessa água, somente para as folhar murcharem e para facilitar na hora de triturar e na hora de sovar a massa. Assim que tudo estiver cozido, em um liquidificador acrescente a cenoura, a couve, a colher de azeite e o ovo, triture tudo até que a massa fique homogênea e na consistência de um purê.
Em seguida acrescente aos poucos a farinha até que a massa fique consistente e não grude mais nas mãos. Abra ela em uma bancada já higienizada e corte os biscoitinhos com o cortador de sua preferência, coloque os biscoitos em um tabuleiro untado com azeite ou óleo e leve ao forno já aquecido por 30 a 35 minutos a 200º C.
O PAPEL DOS PETISCOS
Utilizados como reforço positivo, devem nos auxiliar na conquista de comportamentos que almejamos em nossos Shiba. Por exemplo, fazer com que se sentem em nossa frente, para receber petiscos, por exemplo.
Mas, não descure do equilíbrio emocional do Shiba, que deve ser conquistado com convivência e carinho, por afagos, por permanecer juntos, por convivência.
QUAL PETISCO UTILIZAR?
Os cães têm a sua individualidade. Apesar de todos os nossos Shibas terem o mesmo temperamento, adequado para a raça, cada um possui suas preferências em matéria de comida, por exemplo. O Alchy adora peixe, outra prefere cachorro quente, outros pizza.
O importante é que o petisco seja aquele que o cão adora. Isso somente podemos saber testando.
Ração para Shibas – não deixe de consultar
Uma alternativa para compra de ração para Shibas é a Petquepede.
Entrega em domicílio a preços razoáveis.
NÃO SOMOS PATROCINADOS