PADRÃO NIPPO atualizado E COMENTÁRIOS
Nossos agradecimentos efusivos a Elettra Grassi, maior criadora mundial de Shibas, que nos oportunizou este trabalho tão importante para a Raça.
© The Nihon Ken Hozonkai
“Nihon Ken Standard Related Judging Resolutions” atualizado na primavera de 2024
NT. Como bem sabemos, a NIPPO tem apenas UM padrão que se diferencia entre as seis raças nativas japonesas por observações no próprio padrão ou pelas Resoluções de Julgamento.
SOBRE PADRÕES DO SHIBA EM GERAL
Qualidades essenciais e sua expressão
Proliferando em Kan-i, exibindo Ryōsei e um ar de Soboku , sentidos aguçados, ações ágeis, movimentos leves e elásticos.
Padrão Nippo atualizado 2024: Comentário da NIPPO
Kan-i, ryōsei e soboku são características essenciais extremamente importantes dos cães nativos japoneses. Kan-i significa espirituoso, com um ar de autoridade. Ryōsei, leal e cordato. Soboku é uma palavra que descreve uma qualidade básica e inata do cão nativo japonês: sem adornos, sem requinte, modesto e com disposição digna.
Além disso, a norma passa a descrever “sua expressão”: as raças de pequeno e médio porte são descritas como tendo, “… sentidos aguçados, ações ágeis, movimento leve e elástico.” O tipo grande (Akita Ken) é descrito como tendo, “… um porte de imponência”.
Aparência geral
Machos e fêmeas claramente distinguíveis, com estrutura equilibrada, esqueleto firme e denso, com músculos e tendões bem desenvolvidos. A proporção de altura para comprimento do corpo nos machos é de 100:110, sendo as fêmeas um pouco mais longas em comprimento.
Altura do corpo e método de medida de cada tipo e raça
A altura do corpo é medida a partir do solo na região dos membros anteriores até um pouco atrás da escápula, pressionando o pelo.
A altura padrão do Shiba “tipo pequeno” é de 39,5 cm para machos e 36,5 cm para fêmeas. Em média, os machos têm entre 38 cm e 41 cm de altura, e as fêmeas variam entre 35 cm e 38 cm.
A altura padrão dos cães “tipo médio” Kishu Ken, Shikoku Ken, Kai Ken e Hokkaido Ken é de 52 cm para machos e 49 cm para fêmeas. Em média, os machos têm entre 49 cm e 55 cm, e as fêmeas entre 46 cm e 52 cm. Para as raças “tipo médio”, Kai Ken e Hokkaido Ken podem ser 2 cm mais baixos que essa medida.
Orelhas
Pequenas e triangulares, levemente inclinadas para a frente, firmemente eretas.
Comentário da NIPPO
O tamanho deve estar em equilíbrio com a cabeça, e a linha interna da orelha é reta. A linha externa da orelha forma um triângulo ligeiramente arredondado e escaleno. Inclinando-se ligeiramente para a frente, as orelhas ficam eretas.
Olhos
Quase triangulares com cantos externos elevados, íris exibindo uma cor marrom escura profunda.
Comentário da NIPPO
Formato aproximadamente triangular, cantos externos do olho ligeiramente levantados, olhos inseridos no crânio exalando uma sensação de força. Íris pretas, assim como íris de cores claras, não são desejáveis. Uma cor marrom escuro profundo é ideal.
Focinho
Ponte nasal reta e focinho bem formado, nariz firme, lábios apertados, dentição robusta com oclusão correta.
Comentário da NIPPO
Focinho bem formado e originando-se nas bochechas cheias. A ponte do nariz, cana nasal, é reta. A base do focinho é arredondada. Largura e espessura moderadas e stop moderado. Os lábios são firmes e formam uma linha reta sem qualquer frouxidão. O nariz é preto em cães não brancos. O nariz dos cães brancos é marrom-escuro. Todos os cães devem ter 42 dentes bem desenvolvidos e é necessária uma mordida normal. Número insuficiente de dentes e manchas na língua são indesejáveis.
Cabeça e pescoço
Testa larga, bochechas bem desenvolvidas, pescoço poderoso.
Comentário da NIPPO
A testa é larga, as bochechas são bem desenvolvidas e o pescoço é moderadamente grosso e longo, com músculos flexíveis e poderosos.
Membros anteriores
A omoplata é moderadamente inclinada e bem desenvolvida, o antebraço é reto com patas bem apertadas, como gatos.
Comentário da NIPPO
Os membros anteriores, com os cotovelos firmemente junto ao torso, tocam o chão com a mesma largura do corpo. A articulação do antebraço tem um ângulo moderado, e os dedos têm uma aderência firme.
Membros posteriores
Postura poderosa e firme, jarretes firmes, com patas seguras e bem apoiadas.
Comentário da NIPPO
As coxas são bem desenvolvidas, o jarrete está em um ângulo moderado e é firme e forte, os pés traseiros tocam o chão na mesma largura dos quadris. Os dedos formam uma aderência firme. Os ergots nas patas traseiras, que são comumente vistas no Kishu, são removidos quando o cão tem de 2 a 3 dias de idade.
Peito
Profundo, com caixa torácica moderadamente arqueada. Peito bem desenvolvido.
Comentário da NIPPO
O antepeito é bem desenvolvido, e as costelas são moderadamente arqueadas formando uma forma oval (ovo). A profundidade do peito deve ser cerca de metade da altura do corpo, mas mesmo que seja rasa, deve atingir pelo menos 45%.
Costas e quadris
Costas retas e quadris fortes.
Comentário da NIPPO
A parte de trás é reta, desde o início das costas até a base da cauda nos quadris. Os quadris são robustos, e o movimento dos quadris para cima e para baixo ou para os lados durante o movimento é indesejável.
Cauda
Espessa e poderosa, seja sashi-o (cauda em foice) ou maki-o (cauda enrolada), comprimento estendendo-se aproximadamente até o jarrete.
Comentário da NIPPO
Moderadamente espessa e forte, formando um “maki-o” (rabo enrolado) ou “sashi-o” (rabo de foice), com a ponta aproximadamente alcançando o jarrete. O rabo enrolado é exatamente como as palavras sugerem, um rabo que forma uma bobina. Um rabo de foice não atinge uma bobina, mas se inclina para frente e é comumente visto no Kishu. Todos os Akita devem ter um maki-o.
NT. Os Shibas podem ter qualquer das duas formas.
Pelo
Pelo externo rígido e reto, subpelo macio e espesso. Os pelos da cauda são um pouco mais longos, eretos e abertos. As cores do pelo devem ser sésamo, vermelho, preto, tigrado ou branco, e as qualidades do pelagem e a cor devem mostrar características típicas das raças .nativas japonesas.
Comentário da NIPPO
O pelo externo é duro, reto, com cores vivas, e o subpelo é chamado de “down”, que é de cor clara, macio e denso, formando juntos uma pelagem dupla. O pelo na cauda é ligeiramente longo e fica aberto. Os cães nativos japoneses vêm em cinco cores de pelagem: sésamo, vermelho, preto (preto e castanho), tigrado e branco. As cores ideais de pelagem para o Shiba Inu são vermelho, sésamo ou preto (preto e castanho), mas os cães vermelhos representam mais de 80% da raça. A esmagadora maioria dos Kishu são brancos, com um pequeno número de cores como sésamo ou vermelho. A maioria dos Shikoku são sésamo, seguidos por vermelho, com alguns cães pretos (preto e castanho).
Penalizações (faltas)
Danos/lesões adquiridas e ou manejo nutricional inadequado.
Cor do nariz que não está de acordo com a cor do corpo.
Coloração da pelagem Pinto ou Malhado.
Desqualificações
Traços não característicos do cão nativo japonês
Prognatismo extremo ou prognatismo inferior.
Caudas curtas malformadas.
Nota:
Os ergots devem ser removidas sempre que possível.
TIPO PEQUENO – SHIBA
Aspectos que diferem do tipo médio são os seguintes:
Aparência geral
Machos e fêmeas claramente distinguíveis, possuindo estrutura equilibrada, esqueleto firme e denso, com músculos e tendões bem desenvolvidos. A proporção entre altura e comprimento do corpo para os machos é de 100:110, com as fêmeas um pouco mais longas. A altura do corpo é de 39,5 cm nos machos e 36,5 cm nas fêmeas, sendo tolerada uma variação de 1,5 cm para cima ou para baixo.
Disposições complementares
Termos de cauda
Sashi-o – cauda em foice
Maki-o – cauda em curva, taiko-maki; rosca direita, migi-maki; rosca esquerda, hidari-maki; rosca dupla, nijū-maki.
Termos de coloração
Goma – Sesamo
(goma sesamo, shiro-goma sésamo branco, aka-goma rsésamo vermelho, kuro-goma sésamo preto)
Aka – Vermelho (aka vermelho, tan-aka vermelho claro, beni-aka vermelho escuro
Kuro – Preto e Castanho
Tora – Tigrado (tora tigrado, também conhecido como tigrado vermelho, kuro-tora tigrado preto).
Shiro – Branco
TIPO GRANDE – AKITA
Aspectos que diferem do tipo médio são os seguintes:
Qualidades essenciais e sua expressão
Abundante em kan-i, exibindo ryōsei e um ar de soboku, com um porte expressivo.
Aparência geral
Machos e fêmeas claramente distinguíveis, possuindo estrutura equilibrada, esqueleto firme e denso, com músculos e tendões bem desenvolvidos. A proporção entre altura e comprimento do corpo para os machos é de 100:110, com as fêmeas um pouco mais longas.
A altura do corpo é de 67 cm nos machos e 61 cm nas fêmeas, e um intervalo de 3 cm para cima ou para baixo é tolerado.
Cauda
Maki-o (cauda enrolada) grossa e poderosa, com comprimento estendendo-se aproximadamente até o jarrete.
Desqualificação
Caudas que não estão enroladas.
PADRÃO RELACIONADO COM RESOLUÇÕES DE JULGAMENTO
Dentição
Com base na premissa de que cães nativos japoneses devem ter dentes fortes e saudáveis, oclusão correta e dentição completa, as seguintes medidas devem ser usadas para tentar corrigir a hipodontia.
1. Cães com falta de dentes não receberão a classificação yūryō (excelente).
2. Dentes perdidos, congênitos ou devido a lesão, devem ser tratados de forma idêntica.
3. Dentes quebrados, dentes de qualidade inferior, microdontia e dentes cariados devem ser avaliados de acordo com sua gravidade, a critério do juiz.
Em relação às anormalidades oclusais
1. Uma mordida nivelada e/ou incisivos desalinhados não devem ser classificados como yūryō (excelente).
2. Prognatismos não devem ser classificados como yūryō (excelente).
Cor dos olhos
A íris vem em cores variadas dependendo da quantidade de pigmento presente, podendo ser observado marrom escuro profundo, marrom escuro, marrom, amarelo e cinza. Nō-cha-kasshoku (marrom escuro profundo) é considerado o ideal, e as íris não devem ser pretas.
Avaliando a cor do olho
1. A cor padrão é nō-cha-kasshoku (marrom escuro profundo), que tem profundidade suficiente de cor de modo a fazer com que a íris e a pupila pareçam ser da mesma cor.
2. Olhos um pouco mais claros que o padrão, mas ainda cha-kasshoku (marrom escuro), podem ser premiados com yūryō (excelente).
3. Olhos de coloração consideravelmente mais clara que o padrão, ou íris parcialmente marrons ou amarelas dando aparência de olho de cobra, serão penalizados.
4. Íris com coloração amarelo claro ou cinza serão fortemente penalizadas.
Relativo aos olhos do ‘tipo pequeno” (Shiba)
1. Aumentar a consciência de que a forma triangular do olho do Shiba é diferente daquela do olho das raças de “tipo médio”.
2. Junto com a pigmentação da íris, orientar sobre a importância dos olhos que exalam força.
Faixa aceitável de buchi-ge (pinto/malhado) no “tipo grande” (Akita)
Serão permitidas outras marcações que não sejam pontos grandes no tronco ou pontos extremamente desagradáveis.
Observação:
“Grandes manchas no tronco” refere-se ao botan-buchi (flor de peônia semelhante a marcas pinto). Além disso, “manchas extremamente feias” referem-se a marcas malhadas que se assemelham às de uma vaca holandesa e são atípicas em cães japoneses.
Em relação às marcações de Urajiro
Pelos brancos nas seguintes áreas serão considerados marcas de urajiro e não de buchi-ge (marcações pinto/malhado):
Na zona facial, no focinho e nas bochechas, mas excluindo a ponte nasal, ou como parte de uma máscara reversa.
Na parte inferior da mandíbula, pescoço, tórax e abdômen.
No antepeito, com extensão permitida até a articulação do ombro, mas sem se espalhar extensivamente sobre o ombro.
Até a articulação do cotovelo da perna dianteira e a articulação do joelho das patas traseiras.Na ponta da cauda.
Nota 1:
Embora o urajiro seja considerado um traço característico do cão nativo japonês, e essas áreas sejam classificadas como urajiro, orientações devem ser fornecidas para prevenir a expansão excessiva do branco.
Nota 2:
Sarasa (sardas) nas pernas que forem visíveis serão penalizadas.
Pelagens Brancas Sujas
Yogore-jiro (branco sujo) é um termo de coloração da pelagem usado para descrever o vermelho desbotado em áreas como orelhas, pescoço, costas, parte superior dos quadris, pernas e cauda.
Embora indesejável, será aceito.
Pelagens Yogore-jiro (branco sujo) que apresentem manchas com bordas distintas não serão permitidos.
Pelagens de cães “pequenos” e “médios”
A coloração da pelagem deve ser clara e ter tons vivos. Devem ser fornecidas orientações para favorecer uma coloração sem “nuvens”, com tons ricos, e devem ser feitos esforços para evitar o retrocesso na coloração.
Uma máscara reversa (cabelos brancos na ponte do nariz, espalhando-se da borda superior dos olhos sobre ambas as bochechas) é indesejável e será penalizada.
Cores de pelagem “Tipo Médio”
As cores da pelagem do Kishu e Shikoku devem ser sésamo, vermelho, preto ou branco. Porém, o branco no Shikoku é indesejável e será penalizado.
A cor da pelagem de Kai Ken deve ser tigrada.
As cores da pelagem do Hokkaido Ken devem ser sésamo, vermelho, preto, tigrado ou branco.
Cores de pelagem “tipo pequeno”
Vermelho, sésamo, preto e branco. Porém, o branco não é desejável e será penalizado.
O sésamo que é uma mistura moderada de pelos pretos, vermelhos e brancos que cobrem o corpo uniformemente será considerado correto. Cabelo preto proeminente apenas em partes do corpo não é desejável.
Preto será testu-sabi-shoku.
Observação:
Testu-sabi-shoku é preto azeviche e não deve ser brilhante. Refere-se a um preto que contém um tom marrom e parece carbonizado.
Pelagem Preta
Aquilo que compromete a elegância do rosto. Quando a forma do yotsu-me (marcação de quatro olhos) está manchada. Quando uma coloração marrom excessiva é visível na cabeça, pescoço, costas, corpo, etc. Quando com a idade, uma cor berinjela roxa ou cinza-escura é exibida.
Todos os itens acima são indesejáveis e, portanto, devem ser penalizados.
Altura
A altura do corpo deve ser medida ligeiramente atrás do ponto mais alto da escápula, pressionando o casaco para baixo. A mediana é considerada a altura corporal ideal, estando os cães no limite superior ou inferior da altura corporal especificada na norma, deverá ser refletida nas colocações.
Para todas as raças será penalizada a altura corporal que não esteja dentro da especificada pela norma.
Aparência do focinho e do stop
O focinho deve ser bem formado e originar-se das bochechas cheias. Além de ser bem formado, a redondeza, largura e espessura do focinho devem ser altamente valorizadas.
O stop não é raso nem profundo, mas claramente definido. Paradas particularmente rasas são indesejáveis e serão penalizadas.
Pontes nasais com protuberâncias aparentes serão penalizadas.
Em relação às orelhas
Orelhas finas, orelhas sem largura na base, orelhas altas, longas e estreitas, orelhas com pontas arqueadas, linhas das orelhas incorretas, orelhas insuficientemente inclinadas para frente, etc., são altamente hereditárias e indesejáveis e, portanto, serão penalizadas de acordo.
Em relação à cor do nariz
“Cor do nariz que não está de acordo com a cor do corpo”, conforme descrito pela norma, refere-se a cães com pelagem yūshoku (colorida) e nariz vermelho, que serão penalizados. Nariz vermelho só será permitido em cães de pelagem branca. Um cão yūshoku exibindo uma tonalidade de pelagem muito desbotada que é considerada um retrocesso de coloração, mostra perda das características de cães nativos japoneses, o que é indesejável.
Visto como tal um retrocesso da pigmentação, o nariz vermelho em cães yūshoku deve ser penalizado. Tais casos não serão considerados da mesma forma que a tolerância para yogore-jiro (branco sujo) em cães de pelagem branca.
A pigmentação na cor da pelagem, cor do nariz, lábios, ânus, cor dos olhos, cor da pele, etc., devem ser examinadas e as cláusulas de penalização aplicadas em conformidade.
Em relação a pequenas manchas na cana nasal
Ocasionalmente, pequenas manchas podem ser encontradas em partes do nariz. Em alguns casos, eles aparecem temporariamente. Embora sejam indesejáveis, é claro, o estado geral da pigmentação deve ser levado em consideração, uma vez que essas pequenas manchas por si só não justificam uma penalização.
Manchas na língua
A presença de manchas na língua é indesejável. No entanto, uma pequena quantidade será permitida. Uma pequena quantidade é definida como, numa área visível, uma mancha aproximadamente do tamanho da ponta de um dedo.
A raça deve ser levada em consideração no cálculo do tamanho permitido.
Maxilar inferior
Mandíbulas inferiores finas (bico de pato) são indesejáveis. A penalização será de acordo com a severidade.
Lábios caídos
Lábios frouxos e lábios superiores consideravelmente salientes serão penalizados.
Profundidade do peito
A profundidade do tórax em aproximadamente metade da altura do corpo será considerada correta. Mesmo quando raso deverá ser superior a 45% da altura do corpo, e qualquer valor inferior será penalizado.
Definição de “direto para trás”
As “costas” referem-se à área da primeira à décima terceira vértebras torácicas. No entanto, o que é referido na norma como “costas retas” abrange não apenas esta parte. Do ponto de vista anatômico, inclui 13 vértebras torácicas, 7 vértebras lombares e 1 sacro (3 vértebras sacrais). Vista de fora, toda a linha desde as costas e quadris até a base da cauda deve ser reta.
Ângulos e cotovelos das articulações das pernas
Os ângulos articulares dos membros, conforme representados nas ilustrações anexas, serão considerados angulação correta para o cães nativos japoneses. Ângulo de inclinação raso da escápula, ângulos incorretos das articulações dos membros, antepeito pouco desenvolvido e cotovelos voltados para fora serão penalizados de acordo com sua gravidade.
Deformidades e anormalidades da articulação do quadril e/ou lombo
Articulações do quadril deformadas e anormalidades serão penalizadas. Articulações fracas do quadril e/ou lombo serão penalizadas.
Em relação ao aperto da pata
Patas extremamente soltas são indesejáveis e devem ser penalizadas.
NT. Soltas, aqui, se refere a “abertas”, com dedos separados, tipo pé de pato.
O correto é o pé de gato.
Dano/Lesão Adquirida
Se devido a danos/lesões adquiridas, as características e expressão do cão como cães nativos japoneses forem significativamente prejudicadas, o mesmo será penalizado. Danos/lesões às vezes são de natureza intencional e tais casos devem ser tratados com severidade.
Conduta do apresentador
O método de apresentação, onde o condutor se posiciona atrás do cão na pista, permite que o cão assuma sua postura natural. Observe que a cabeça sendo “pendurada”, fazendo com que o cão fique em uma posição rígida e não natural, ou o cão sendo movido para mais perto do que o necessário de outros cães como um ato hostil ou antagônico, não deve ser permitido.
Genitália
Um cão com um testículo que não desceu deve ser classificado como inferior a ryō (bom).Um cão com dois testículos que não desceram será desclassificado.
Cães com pólipos serão desclassificados. No entanto, se o cão se recuperou completamente, isto é aceitável.
Resoluções relativas ao exame
Temperamento
Ao julgar cães nativos japoneses, o hinsei (temperamento) do cão deve ser observado não apenas durante o julgamento individual, mas em todos os momentos na pista. Nota especial deve ser dada ao comportamento na pista e à vocalização.
Em relação ao exame de oclusão, hipodontia e boca
Má oclusão, hipodontia, manchas na língua, etc. afetam muito a avaliação, por isso os exames devem ser realizados com muito cuidado.
Se, mesmo com a cooperação do criador/tratador, o animal resistir e não puder ser inspecionado, isso contraria a indicação da norma de ser “Abundante em Kan-i, exibindo Ryōsei”.
Isto vai além da avaliação da mordida, número de dentes ou manchas na língua, e como indicação de deficiência ou defeito nas “Qualidades Essenciais de cães nativos japoneses”, deve ser fortemente penalizado.
Em relação às notas de Yūryō (excelente)
As notas Yūryō (excelentes) serão cuidadosamente atribuídas com base no Padrão cães nativos japoneses e nas Resoluções de Julgamento. Quanto ao exame da classe Waka-inu (cachorro jovem) Cães que não estejam dentro da altura padrão não receberão a classificação yūryō (excelente).
A pelagem macia nesta fase da vida é considerada algo inevitável. Contudo, a coloração da pelagem deve ser avaliada com base nas condições atuais. A avaliação das características faciais deve ser baseada na condição atual.
Critérios de avaliação e termos para a classe Yōken
A Classe Yōken está em seu período de maior desenvolvimento. O seu exame deverá ter em conta conta especialmente a idade, com avaliação baseada na condição atual, e levando em consideração a totalidade de suas “qualidades essenciais”, estrutura, condição física, estado de desenvolvimento,
Estabelecimento do Dimorfismo Sexual
O “padrão” exige que machos e fêmeas sejam claramente distinguíveis. Por também influenciar a reprodução, de acordo com a norma a avaliação do dimorfismo sexual deve ser refletida corretamente no julgamento.
Em relação a penalizações e permissões
Os cães com faltas abrangidas por uma cláusula de penalização não receberão a classificação yūryō (excelente). Mesmo que uma classificação yūryō (excelente) seja concedida de acordo com a cláusula de permissões, existem condições associadas. Se for igual em todos os outros aspectos, tal cão não pode ter uma posição mais elevada do que um cão sem defeitos.
Mesmo que um cão seja classificado abaixo de tokuryō, se cláusulas de penalização se aplicarem, a classificação e a colocação serão concedidas de acordo com todas as cláusulas de penalização, relativas ao tamanho e severidade.
Em relação à má conduta
A falsificação da idade, juntamente com a manipulação artificial da cor da pelagem, falta de dentes, oclusão, criptorquidia, manchas na língua, etc., é fraude e não será tolerada. Quaisquer prêmios obtidos através de tais atos, se descobertos posteriormente, serão revogados. Além disso, esses expositores serão disciplinados de acordo com o Artigo 11 do estatuto.
Em relação ao Kai Ken e Hokkaido Ken
Nos critérios de julgamento cães nativos japoneses Standard e NIPPO, as características da raça devem ser levadas em consideração. Além disso, no que diz respeito ao Kai Ken e ao Hokkaido Ken, os seguintes números e termos específicos serão adicionados.
O julgamento será baseado no Padrão de cães nativos japoneses (tipo médio). No entanto, será permitido, por enquanto, um limite de 3 centímetros para o limite inferior da altura corporal tanto para machos como para fêmeas. Manchas na língua serão permitidas. Marcações tigradas claras devem ser consideradas ideais.
Sobre Deformidades Congênitas
Aquelas considerados indesejáveis nos cães nativos japoneses deverão ser desclassificados.