ROTINAS PARA FILHOTES:
Em sua nova casa seu filhote fofo, curioso e brincalhão, é dotado de uma energia imensa, incrível mobilidade e capacidade de se inserir em locais incomuns, tais como em baixo do sofá, por exemplo. Você estará tentando ensinar-lhe bons hábitos de vida, estabelecer rotinas e criar um vínculo positivo entre vocês.
São tantas coisas a corrigir e ensinar que você poderá se sentir frustrado. Antes de tudo é importante ter paciência. Ele está ansioso para agradá-lo, sem saber como, e você também deverá aprender a ser paciente, calmo e consistente.
Ele é sensível aos seus humores. Se você estiver ansioso, frustrado e impaciente, seu filhote sentirá isso, e será mais difícil avançar no treinamento.
Ele responderá melhor a você quando você estiver calmo, otimista e assertivo. Se você se sentir frustrado ou perder a paciência, respire fundo e siga algumas orientações simples para voltar aos trilhos.
Tente ver a vida da perspectiva do filhote. Ele tem uma compreensão limitada do que você quer dele. O novo ambiente ainda é confuso e ele ainda não tem muito controle sobre seu comportamento. Se você responder a ele em uma voz alta, irritada ou com manuseio áspero, ele terá menos probabilidade de confiar em você ou responder positivamente.
Se começar a perder a paciência, faça uma pausa. Você pode precisar se afastar e respirar fundo e calmamente. Ou você pode colocá-lo suavemente em sua caixa ou área fechada e dar-se tempo para relaxar e se acalmar. É importante entender os traços comportamentais e temperamento do Shiba. Se você fez a lição de casa sobre a raça será mais fácil trabalhar com as tendências naturais dele do que contra elas. Sintonizar com um Shiba é como tentar sair do mar em um rodamoinho: o caminho mais curto para a areia o fará afogar-se. Para ser salvo, você terá que seguir a correnteza, ou seja, ir no sentido contrário, primeiro, e só então retornar para a areia.
Passe muito tempo com o filhote. Criar um vínculo e construir confiança tornará mais fácil para ele aprender quais são suas expectativas e pode diminuir seu nível de frustração.
A prática leva à perfeição. Ele pode não entender o que você está ensinando a ele na primeira vez, ou mesmo na quinta vez. Mas com paciência e consistência, você está dando a ele a oportunidade de ter sucesso. E não se esqueça de elogiá-lo, mesmo por pequenas vitórias.
Trazer esse adorável pacote de energia para dentro de sua casa muda a vida, nem sempre de maneiras esperadas. Tenha em mente que você está tentando ensiná-lo bons hábitos de vida, e isso não acontecerá da noite para o dia. Paciência, consistência e prática o ajudarão a ser um bom tutor e fazer do seu filhote um membro bem educado da família.
EXPERIÊNCIAS INUSITADAS
Tomar água no vaso sanitário, ou comer seus próprios excrementos, podem irritar você, mas ele estará apenas sendo natural, um cão. Lembre-se de que a mãe dele, durante todo o período de aleitamento, digeria todas as fezes dos filhos e lambia a urina, por um instinto atávico de não deixar odores para que predadores localizassem a ninhada.
ROTINAS ADEQUADAS
As primeiras semanas com seu novo cachorrinho são o momento de começar a estabelecer bons comportamentos. Comece criando horários para refeições, intervalos para ir ao banheiro e brincadeiras – isso fará com que o filhote se sinta mais seguro e facilitará a vida para você também. Criar rotinas é uma das prioridades nesses primeiros tempos.
Alimentação
Filhotes precisam comer com mais frequência. Para os adultos bastam uma ou duas refeições diárias, filhotes precisam de três e de ração para filhotes, com diferentes taxas de proteínas.
Ainda que não seja o recomendado, nós do ShibaShow® costumamos deixar a ração à vontade, o dia inteiro, pois que não temos casos de obesidade quando alimentados com ração industrial apropriada.
Visitas ao banheiro
Sempre recomendamos que o filhote, em apartamentos, permaneça em uma área de serviço, ou cômodo similar, de forma que seja possível instalar um tapete higiênico, para que ele se acostume.
Shibas são pudicos, educados por natureza, e vão procurar o local mais distante de onde se alimentam para fazer suas “necessidades”. Com o tempo será possível instalar uma bandeja adequada para coleta de líquidos, definitiva.
Filhotes que moram em casas podem ser levados para fora a cada duas a quatro horas e após cada mudança de atividade. Isso é especialmente importante durante o treinamento doméstico e reduzirá ao mínimo os acidentes.
Aqui em casa, nós trocamos os sensores de alarme para os de “pet”, de forma que as portas ficam abertas e eles podem sair quando quiserem. Mas, temos todo o ambiente controlado por câmeras, pois Shibas são valiosos e podem ser roubados.
Hora de brincar
Seu cachorro precisa de exercício e interação com você.
Uma palavra de cautela: exercícios extenuantes e prolongados (corridas longas, saltos) não são bons para os filhotes, mas brincar, estimular mentalmente e correr no quintal são bons.
Alguns especialistas recomendam esperar até que o cão tenha cerca de um ano de idade antes de começar a praticar exercícios sérios.
Diferentes raças de cães têm diferentes níveis de energia e taxas de crescimento; as placas de crescimento nas articulações fecham em diferentes idades. Mas programe momentos de brincadeiras e exercícios no dia do seu filhote: uma caminhada pela vizinhança, brincar com brinquedos e o tempo gasto em vínculos ajudam muito a gastar energia. Várias sessões mais curtas são melhores para um filhote do que uma longa.
Cochilar e dormir
Filhotes dormem a maior parte do tempo; na verdade, alguns dormem de 16 a 18 horas por dia. Planeje momentos de soneca tranquilos para ele várias vezes durante o dia. Membros da família, especialmente as crianças, devem aprender a não perturbá-los nesses momentos.
Ele precisa de descanso! Talvez seja necessário colocar uma caixa em uma parte tranquila da casa para que ele não se distraia com a agitação que pode ocorrer durante a hora da soneca.
Quando se trata da hora de dormir, alguns proprietários definem um horário específico para acomodar o filhote durante a noite. Outros só querem que ele durma enquanto eles dormem. Pode ser mais fácil definir a hora de dormir do filhote e ajudá-lo a se acostumar com a rotina.
Outra pessoa vai cuidar do filhote
Desde que você confie na pessoa que cuida do seu filhote e forneça comida, coleira, brinquedos para roer, seu filhote estará bem e ficará muito animado em vê-lo quando você retornar.
Deixe instruções detalhadas sobre alimentação, incluindo tamanho da porção, quantas vezes por dia e outras considerações especiais. Seja mais específico, quando há vários animais de estimação.
Verifique novamente se há, se for o caso, medicação suficiente e escreva as instruções de administração e deve ser mantida, fora do alcance do seu cão. Demonstre como dosar.
Deixe o nome, número de telefone e localização do seu veterinário e entre em contato com o consultório para que saibam que você tem uma babá. Explique o tipo de atendimento veterinário que seu cão pode receber se não puderem contatar você, incluindo um limite de gastos para emergências. Mostre para a babá a carteira de vacinas do filhote.
Deixe pelo menos um e de preferência dois nomes e dados de contato de pessoas de sua confiança para tomar decisões caso você não possa ser contatado. Certifique-se de perguntar a essas pessoas antes de fazer isso.
É importante fornecer à babá seu itinerário e diversas formas de contato para você – incluindo seu telefone celular e os nomes e números de telefone dos lugares onde você ficará hospedado. Informe onde está a transportadora ou caixa do seu cão. Deixe um kit de primeiros socorros para cães.
Se a babá for sair, deixe a coleira, etiqueta de identificação, sacos de cocô, comida, tigelas e outros suprimentos em um local fácil de encontrar, mas fora do alcance do seu cão.
Certifique-se de que seu quintal esteja protegido ou instrua sua babá a manter seus cães na coleira o tempo todo do lado de fora para evitar uma fuga. Inclua instruções sobre sua casa, como códigos de alarme, desligamento de água, disjuntores e os nomes de qualquer outra pessoa que possa estar em sua casa durante sua ausência.
Informe ao seu vizinho que você terá uma babá de animais de estimação e forneça a eles as informações de contato da babá em caso de emergência. Deixe um molho de chaves. Como reserva, deixe uma chave com um vizinho.
Se a babá ficar em sua casa, certifique-se de fornecer instruções sobre onde dormir, como ligar a televisão, como ligar o aquecimento/ar condicionado, se as portas e janelas devem ser trancadas, qual banheiro usar, e se você se sente confortável em receber outros convidados em sua casa.
Forneça lençóis limpos, papel higiênico e deixe claro se a babá pode ou não comer a comida da geladeira e da despensa. Mantenha os materiais de limpeza em um local óbvio (mas em algum lugar que seu cão não consiga alcançar) para o caso de seu cão sofrer um acidente ou criar uma bagunça.