DONOS DE SHIBA: SERENDIPIDADE
Serendipidade (serendipity) é a ocorrência de evento, por acaso, de forma feliz ou benéfica. Envolve fazer descobertas inesperadas que acabam sendo afortunadas ou valiosas.
O termo foi cunhado por Horace Walpole em 1754, inspirado em um conto de fadas persa chamado “Os Três Príncipes de Serendip”, onde os protagonistas frequentemente faziam descobertas acidentais.
Em nosso tupiniquim, temos a estória de “atirou no que viu, atingiu o que não viu”, um provérbio brasileiro que significa que alguém tentou alcançar um objetivo específico, mas acabou conseguindo algo inesperado. É semelhante ao conceito de “serendipidade” que mencionamos antes.
O ENCONTRO COM O SHIBA
Quando, no Canil Yamada, vimos, pela primeira vez, um bando de Shibas saltitantes correndo em nossa direção, foi “amor a primeira vista”. Desistimos dos Akitas que estávamos buscando. Um inesperado fenômeno positivo em nossas vidas, que a partir de então foram modificadas para muito melhor e mais felizes. Serendipity.
Dizem que Shiba é um gato no corpo de um cachorro. Passam uma parte significativa do dia cuidando da pelagem e se moram dentro de casa adoram encontrar seu lugar perto da janela para curtir o mundo lá fora. Seja numa rua ou num quintal, eles devem saber o que está acontecendo.
Os Shibas não latem muito, porém os novos proprietários podem se surpreender com suas expressões vocais. Eles podem guinchar, gritar, cantar, miar, rugir como um leão – eles podem produzir uma série sólida de sons e seu drive é um pouco áspero e barulhento.
Shibas são grandes atores, principalmente no veterinário. Eles conseguem gritar também quando nada está acontecendo ou quando já está tudo acabado. Se o dono tolerar, eles fazem uma cena real.
CÃES E DONOS
É comprovado que os cães de raça definida e seus respectivos donos costumam comungar traços de caráter e temperamento. Já criei Rottweilers por muito tempo e sei bem como é a personalidade de seus donos, o mesmo para os Pitbulls, para os Bichons Frisé, e assim por diante.
Estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, concluiu que os cães podem “herdar” algumas características de seus donos. Animais que vivem com pessoas neuróticas, por exemplo, têm menos capacidade de lidar com o estresse. Já os que são adotados por donos “zen”, tendem a ser mais relaxados e até mais amigáveis. A reciproca é verdadeira, os donos tendem a escolher raças que sintonizem com seu temperamento,.
Meu primeiro cão de raça pura foi um Dobbermann, que escolhi pela estética e pela utilidade de guarda, indispensável em nosso país. Mas não consegui conviver com a hipercinética da raça, que reagia desproporcionalmente a qualquer som ou evento. Éramos incompatíveis. Mudei para o Rottweiler, bem mais calmo e seguro e que me trouxe muita satisfação. Só abandonei este último pelo “politicamente correto” da proibição da caudectomia.
SHIBEIROS: A CONCRETIZAÇÃO DA UTOPIA?
Utopia é um termo que descreve uma sociedade imaginária ou comunidade que possui qualidades altamente desejáveis ou quase perfeitas para seus membros. Ela foi cunhada porThomas More, em 1516 em um livro em que descreve uma ilha fictícia com um sistema político e social perfeito.
SHIBEIROS: UMA CLASSE ESPECIAL
Ao interagir com nossos clientes, notamos que todos eram especiais, diferenciados, inteligentes, limpos, em indumentária, corpo e alma, admiráveis e, até, esteticamente muito bonitos.
Ora, estudamos Estatística, sabemos bem da Curva de Gauss, entendemos as “amostras” e a Lei dos Grande Números, e, então, dispensamos o acaso. Isso não é “normal”, isso não é Brasil, é algo mais.
Será uma utopia?
NEGENTROPIA
Entropia é um conceito da termodinâmica que mede a desordem ou aleatoriedade de um sistema. Quanto maior a entropia, maior a desordem. Em contraste, negentropia pode ser entendida como um estado de ordem crescente ou redução de desordem, organização e previsibilidade.
O Shiba, um catalizador positivo
Um catalisador é um elemento que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser consumido no processo. Promove a reação, mas não se transforma em um dos produtos finais.
Funcionam facilitando a reação: há uma quantidade mínima de energia que os reagentes precisam para se transformar em produtos. Ao reduzir essa barreira energética, os catalisadores permitem que mais moléculas de reagentes tenham energia suficiente para reagir, acelerando assim a reação. Catalisadores funcionam diminuindo a energia necessária para que a reação ocorra.
O Shiba, uma bateria de amor incondicional, promove como que uma polarização das energias de seus donos, de tal forma que a reação amorosa se expanda em taxas superlativas, trazendo calma, felicidade, pensamentos positivos. Ora, essa condição espiritual conduz seus donos a novos patamares de existência, de felicidade de realização. É a negentropia em ação.
O TODO É MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES
É absoluta verdade que, se pesarmos alguns átomos individualmente teremos um determinado resultado, mas se pesarmos esses mesmos átomos em conjunto, teremos uma soma maior. A diferença é explicada pela energia que vincula os átomos entre si.
O Shiba, emana energia positiva, e faz com que a família seja maior do que a soma das partes, seja melhor, mais produtiva, mais harmônica. É a panaceia.
COLOCANDO OS PÉS NO CHÃO
Como explicar, além da mística, na prática, que as famílias com Shiba sejam especiais?
Dedicação e Paciência
Shibas são sabidamente independentes e por vezes desligados. Assim, os donos precisam ser pacientes e dedicados para entender e perfilar com seus Shibas, o q1ue pode ser muito agradável.
Apreciação da Beleza
Shibas são inegavelmente belos, com sua aparência de raposas, pelagem felpuda e cauda retorcida. Os donos ficam orgulhosos de manter seus Shibas com boa aparência e saúde, que reflete em seu amor e cuidados.
Limpeza
Shibas são extremamente limpos, como os gatos e são inodoros. Isso atrai donos organizados, limpos, saudáveis.
Entendimento de Característica Únicas
Shibas possuem personalidade distinta, que inclui a ser dignos, corajosos, e algumas vezes teimosos. Donos que apreciam esses traços, frequentemente criam uma profunda conexão com seus pets, valorizando-os.
Shibas possuem personalidade distinta, que inclui a ser dignos, corajosos, e algumas vezes teimosos. Donos que apreciam esses traços, frequentemente criam uma profunda conexão com seus pets, valorizando-os.
Comprometimento com a Preservação
Muitos donos de Shiba são comprometidos com práticas éticas de reprodução, que preservem a saúde, beleza e fundamentos da raça, considerada Tesouro Nacional no Japão.
Comunidade e Apoio
Donos de Shibas formam comunidades fortes, em que trocam experiências, dicas e apoio aos demais. Seu senso de comunidade pode tornar a posse de um Shiba uma experiência especial e enriquecedora. Aqui em Porto Alegre, o grupo tem mais de 100 Shibas e se reúne periodicamente.
AFINAL
Não posso ter certeza, mas creio que os semelhantes se atraem, e isto é uma das razões pelas quais os Shibeiros são tão especiais.
O que eu sei com certeza é que os Shibas me fizeram conhecer pessoas maravilhosas, que enriqueceram a minha vida. Hoje mesmo, no dia em que estou escrevendo isso, vamos jantar uma raclete com um cliente querido, em retribuição a um maravilhoso jantar que ofereceu a nós e a alguns amigos.
Encontramos no Shiba e nos Shibeiros o lenitivo para o estresse. É um caso de serendipidade, pois nunca pensamos nisso quando iniciamos com a raça, e nossa vida se tornou maior, melhor, com mais organização e energia.
E, claro, com muito amor, em volumes que não cabem dentro de nós, precisamos dividir com os outros.