FILHOTE SEGURO: CONSTRUINDO CONFIANÇA
Encontramos um blog japonês sobre Shibas com uma bagagem de conhecimento muito rica. Então, solicitamos a permissão deles para traduzir as postagens para o português e divulgar para os shibeiros do Brasil.
Apesar da tradução, que nem sempre pode ser literal, forneceremos, em todos os casos, o link para a publicação original em inglês.
ESTE POST EM PARTICULAR NÃO TRATA DE UM ELEMENTO DE ADESTRAMENTO, QUE PODERIA SER ATRIBUÍDO A PROFISSIONAIS, A TERCEIROS. TRATA, SIM, DA CONSTITUIÇÃO DA BASE SÓLIDA DE CONFIANÇA ENTRE SEU SHIBA E VOCÊ, BASE DE TUDO O MAIS, NOS LONGOS ANOS DE CONVIVÊNCIAQUE VÃO DESFRUTAR.
TREINAMENTO PARA FILHOTES NOVOS
“Quieto” e “Controle do Focinho” são exercícios de treinamento importantes para filhotes. “Quieto” consiste em segurar o cão por trás e acalmá-lo. “Controle do focinho” é segurar o focinho do cão durante o “Quieto”. Ambos são eficazes para tornar o cão obediente.
Use o mesmo tapete ao praticar “Quieto” e “Controle do Focinho”.
Apenas uma toalha comum serve para ser utilizada como tapete. Use o mesmo tapete no treinamento. Ao usar o mesmo tapete todas as vezes, o cão aprenderá que colocar o tapete significa “Quieto” e “Controle do Focinho” e começará, e permitir que seja apanhado, naturalmente.
MÉTODO QUIETO
Primeiro, deixe o cão sentar no tapete. Então você se ajoelha por trás e o segura firmemente entre suas pernas para fixá-lo. Neste momento, segure seu peito com uma mão e a sua mandíbula inferior com a outra.
Se seu cão resistir ou fizer barulho, prenda-o nesta posição com seu peito e estômago para evitar que ele se mova livremente. Assim que você prendê-lo bem, ele parará de resistir. Como ele não consegue ver a parte de trás, é eficaz segurá-lo pela parte de trás.
Esta é uma posição muito desconfortável para cães. O fato de ele conseguir ficar calmo e se sentir à vontade mesmo se for segurado por trás significa que ele sente confiança em você e demonstra obediência. Isto é muito importante.
MÉTODO DO CONTROLE DO FOCINHO
O controle de focinho também é um dos treinamentos importantes e necessários para tornar seu cão obediente. Isso significa que você controla livremente o focinho dele enquanto faz “Quieto”.
Primeiro, no estado “Quieto”, aponte levemente a boca do seu cão para cima. Se você puder fazer isso, aponte para baixo e depois para a direita, troque de mãos e aponte para a esquerda. Se puder, tente virá-lo. Os cães caçam e comem com a boca. Portanto, a boca é uma coisa vital para os cães.
Portanto, se seu cão deixa você controlar sua boca, significa que ele é realmente obediente a você.
Você também pode verificar sua obediência ocasionalmente colocando seu dedo em sua boca enquanto faz “Controle de focinho”. Se você executar com sucesso o “Controle de focinho” e ele for obediente o suficiente, ele ficará calmo e não morderá
Se seu cão recusar o “Controle de Focinho”, não segure seu focinho com seus dedos fechados. Alguns cães resistem ou recusam quando você executa o “Controle de Focinho”. Em tais casos, não segure seu focinho com seu polegar e indicador, com seus dedos fechados. Se você segurar dessa forma, sua mão escorregará quando ele balançar a cabeça.
Em vez disso, você deve segurá-lo com todos os dedos abertos. Se ele resistir e atacar, trave sua mandíbula firmemente. Se sua mão descer da mandíbula inferior, ela alcançará sua garganta e pode fazer seu cão lutar, então preste atenção para fixar sua mão na mandíbula inferior.
Mesmo que ele resista e lute um pouco, você não será mordido se travar sua mandíbula inferior. Se você travar bem, ele parará de resistir imediatamente
・
Se você puder executar bem o “Controle do Focinho”, poderá facilmente deixar seu cão tomar remédios Você pode deixar seu cão tomar remédios facilmente no “Controle do Focinho”.
Durante o “Controle do Focinho”, abra a boca dele e coloque o remédio em sua boca. Quando ele fechar a boca, ele vai esticar a língua e, no momento em que mostrar a língua, engolirá o remédio.
CONCLUSÃO
Vamos continuar apresentando procedimentos para a conquista de uma condição de confiança e segurança entre você e seu filhote, em novos posts.