PEDIGREE INTERNACIONAL DA NINHADA
ALIMENTAÇÃO ESPECIAL
CHECK UP PRÉ NATAL
CASAMENTO
ULTRASSONOGRAFIA GESTACIONAL
TROCA DE RAÇÃO
NASCIMENTO
PRIMEIROS DIAS
EPIGENÉTICA
NOMENCLATURA E REGISTRO
RESERVA DE FILHOTE
EVERMINAÇÃO
IMUNIZAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO INTERNACIONAL
ALIMENTO SÓLIDO
KIT DE ENTREGA
SHIBA – Pedigree de Casamento #3
Casaram aqui no ShibaShow® o Campeão Alchy e a J. Ch. , Campeã, Campeã Panamericana, Grande Campeã, Grande Campeã Panamericana Kanpai, para que ela e ele deem continuidade a sua importante linhagem e seus tantos predicados.
O Campeão Fullmetal Alchemist go Tessaiga, Alchy, dispensa comentários, mas quem estiver interessado em saber melhor sobre a sua origem e a importância da sua linhagem que remonta ao Japão, pode acessar um descritivo em SHIBA – o adorável Fullmetal Alchemist go Tessaiga, um Shiba importante.
KANPAI COMO MATRIZ
AJ. Ch. , Campeã, Campeã Panamericana, Grande Campeã, Grande Campeã Panamericana Kanpai Kalu Ryuu Hime Leonor Akita PR, Melhor Shiba do Brasil em 2020, conforme o ranking oficial da CBKC , também dispensa comentários.
No ano seguinte, o Melhor Shiba Adulto do Brasil, foi seu pai, Yuto, o que atesta a qualidade de sua linhagem..
Sendo ambos corretos e destacados, acreditamos que esta ninhada será de excepcional qualidade.
Alimentação Especial
A partir de agora, a Kanpai irá consumir uma ração adequada para a gestação, a HT42d da Royal Canin, que somente será substituída pela ração Starter, destinada a lactação e papinha de desmame, no 43 dia de gestação. Ambas fazem parte do sistema profissional da |Royal Canin e não são vendidas ao público.
Checkup Pré Natal
Já estivemos com a Kanpai na Fertivida, seja para fazer exame de progesterona, que indicou o melhor dia para o casamento, seja para atualizar vacinas e vermífugos, ampliando a resposta imune do futuro colostro. Claro está que sofreu um exame pleno em busca de qualquer anormalidade: tudo certo.
Casamento
Após o casamento, surgem os cuidados gestacionais.
A Kanpai passará a ser cuidada com muito carinho, naturalmente. Nela, estarão se desenvolvendo os fetos, na seguinte evolução:
Semanas 1-3
Quando o óvulo é fertilizado, o futuro filhote se acomoda dentro do útero da mãe e começa uma jornada de nove semanas, partindo de quatro células. Ele rapidamente se multiplica até ter 64 células prontas para formar uma cabeça e uma coluna vertebral.
Semana 4
Ele continua a se multiplicar e desenvolver e, com 4 semanas, a cabeça, os olhos e as primeiras vértebras crescem. Neste ponto, já triplicou em volume e está com 15 mm, do tamanho de uma noz. Já desenvolve seus órgãos e pode ser visto no ultrassom do veterinário.
Ultrassonografia gestacional
No trigésimo dia de gestação, vamos fazer uma ultrassonografia, para verificar a normalidade da gestação a quantidade de filhotes e a data prevista de nascimento. Os que tiverem registrado o interesse em nosso formulário próprio: Inscrição na Lista de Espera do ShibaShow® vão receber cópia do laudo desse evento.
NASCIMENTO
Os laudos do Dr. Ricardo Sacchet são extremamente precisos.
Semanas 5-6
O feto começa a se parecer mais com um filhote, com dedinhos nas patas, unhas e bigodes. Os órgãos já estão completamente desenvolvidos, assim como a cor da sua pele. Na sexta semana, o feto já tem órgãos sexuais e começa a se diferenciar como macho ou fêmea.
Semanas 7-8
Seu esqueleto já está completamente desenvolvido e pode ser claramente visto no ultrassom. Como preparação para o nascimento, a mãe começará a desenvolver uma área sem pelos na barriga, para que o filhote consiga achar seus mamilos para se alimentar com mais facilidade.
Semana 9
A partir do dia 57, começo na nona semana, o filhote pode nascer com segurança, mas o ideal é esperar até 60 ou 63 dias. Nem todos os filhotes nascem com a cor de pelos que terão quando adultos.
Troca de ração
No 43º dia de gestação, passamos a fornecer a ração Starter
Primeiros dias
Os filhotes vão nascer no 63º dia de gestação, mais ou menos. Nossa clínica de diagnóstico por imagem tem acertado em 100 % das datas, precisamente. É normal que o parto ocorra de madrugada.
É uma experiência maravilhosa ver como um Shiba, um cão primitivo, possui instintos tão aprimorados para a gestão do elenco de cuidados necessários para a limpeza, estimulação e conforto dos nascituros. E já possuem esse “conhecimento” desde a primeira gravidez. Há tantos gestos de carinho, que é impossível não ficar emocionado.
Ela lhes dá banho, ela os aproxima das tetas, ela os cobre, movimentando as cobertas com o focinho, ela estimula seu intestino, lambendo a barriga deles, ela consome suas fezes, para que algum predador não seja atraído pelo cheiro, ela está sempre presente, vigilante, carinhosa.
Os filhotes nascem cegos, surdos e sem dentes, sendo incapazes de regular suas próprias temperaturas corporais durantes as duas primeiras semanas. Um filhote recém-nascido depende de sua mãe e de ficar encostado nos irmãos para se manter aquecido.
Semana 1
Um filhote recém-nascido passa 90% do tempo dormindo. Toda a sua energia é utilizada para crescer, e seu peso dobra nos primeiros 10 dias. Um recém-nascido não aguenta seu próprio peso, mas é capaz de rastejar e se movimentar usando as patas dianteiras.
Semanas 2-3
Na segunda semana de vida, as orelhas e os olhos do filhote se abrem, dando a ele uma percepção totalmente nova do mundo. Nessa fase, o filhote fica mais “falante” e começa a testar suas habilidades vocais, dando latidos, choramingos e grunhidos.
Neste período, repetidamente, submetemos os filhotes a uma série de exercícios estressantes, destinados a promover o maior desenvolvimento de seus sistema nervoso.
Na terceira semana, o recém-nascido conseguirá arriscar seus primeiros passos. É um período de rápido desenvolvimento físico e sensorial para o filhote. Ele começa a brincar com seus irmãos e sua personalidade começa a ficar mais evidente. Ele começa a desenvolver controle sobre a bexiga e consegue se afastar de onde dorme para fazer suas necessidades.
Semanas 4-11
Aos trinta dias, ou um pouco antes, os dentes começam a se formar. Com isso, os filhotes passam a causar desconforto para a mãe ao mamar. Os filhotes começam a fazer a transição para alimentos sólidos quando têm por volta de 4 semanas.
Então já é possível incluir na dieta ração de filhotes umedecida. Gradualmente, conseguimos transferir para a ração seca de desenvolvimento, a Medium Starter consumida com autonomia, até os 60 dias de idade.
Desenvolvem seus primeiros dentinhos na sexta semana. Durante as semanas 6 a 8, o filhote aprende a aceitar os outros como parte da família. Quando chegam às 10 semanas, podem demonstrar um pouco de medo de conhecer novas pessoas.
Estar junto com a mãe e os irmãos nesse estágio ajuda o filhote a aprender habilidades úteis como inibir a mordida, entender e reagir à comunicação de outros cães e a entender seu lugar na sociedade canina.
Semana 12
A partir da 12a semana, o filhote está pronto a deixar a matilha e ir para seu novo lar permanente.
Epigenética
Sabemos da importância dos genótipos dos pais, para a qualidade dos filhotes, isso é de conhecimento comum.
O que muitos ignoram é que, modernamente, a Ciência reconhece a epigenética, ou seja, a transmissão de uma expressão gênica de acordo com o ambiente, sem mudanças no genoma.
Por exemplo, experiências vividas pelos pais (dieta, traumas emocionais, tratamento hormonal) podem ser transmitidas para os descendentes através da “memória epigenética”. Essa memória pode ser recuperada através de estresses controlados em períodos críticos.
Note que não há alteração no RNA, mas apenas na forma como os genes acabam por se expressar.
Muito do que os filhotes virão a se tornar depende de como eles serão tratados nos primeiros dias e meses, em que ainda estarão com os criadores.
São quatro os períodos críticos do nascimento até os primeiros meses de vida:
Período critico | Duração do Período, em dias de vida |
Neonatal | Parto até 16 |
Transicional | 17 até o 21 |
Social | 22 até 80 |
Juvenil | 80 dias em diante até 8 meses |
Neonatal: filhote basicamente dorme e mama. Mas, nesse período se desenvolve a neuroplasticidade, ou seja, a maior ou menor ramificação nervosa no sistema nervoso central. Há estudos que comprovam que filhotes que não sejam submetidos a estresse controlado durante esse período terão deficiências, de várias naturezas.
Nós submetemos os filhotes nesse período a exercícios consagrados, que constam da figura ao lado, para que conquistem o melhor de si mesmos. Maiores informações na palestra do YouTube mencionada a seguir.
Em palestra patrocinada pela Confederação Brasil Kennel Clube, “Criando um Filhote Mentalmente São” por Max Mendes que está neste link esse período será esclarecido.
Transicional: quando o filhote deixa de se arrastar para caminhar, abre os olhos e começa a ouvir.
Social: quando o filhote passa a ter uma percepção social, horizontal, reconhecendo irmãos e desenvolvendo o “senso de pertencimento” social, vendo a que espécie pertence. E, claro, se posicionando quanto ao ser humano, de forma adequada, se bem conduzido. Nesse período, o cão deve ser submetido ao máximo de experiências, como pisos e sons, para que conquiste segurança. Essa é a utilidade do nosso Centro de Treinamento.
Juvenil: onde o cão terá aprendizado estável, ou seja, quando o cão passa a ter memória de suas experiências. Aqui inicia a educação, que será por conta dos novos proprietários. É também o período em que o filhote é separado de mães e irmãos. Aqui, o mais importante é manter o conquistado na fase Social, evitando traumas e más experiências.
Nomenclatura e Registro
Logo após o nascimento, começamos a formalizar o processo de registro dos filhotes junto ao Kennel Clube.
Nessa oportunidade, os que já tiverem formulado uma Intenção de Compra, poderão executar a Reserva de Filhote e, então, fornecer o nome pelo qual o animal será chamado, seja com a nossa ajuda, ou de forma independente. Esse nome será, necessariamente japonês, e será procedido de um sufixo com o nome do Canil e com as iniciais dos genitores.
Assim, nossa filhota Tomoe Gozen (talvez a mulher samurai mais famosa da história), terá como registro o nome Tomoe Gozen Hime FY Ryuu Katana. Onde, Tomoe Gozen é o nome, Hime é um tratamento para famílias nobres, FK são as iniciais de Fullmetal e Yuuki, os genitores, e Ryuu Katana, dragão e espada, é o afixo do canil, registrado internacionalmente na FCI.
Isso não impede que o filhote seja chamado por outro nome, escolhido pelos donos. Mas o nome oficial permanecerá, apesar do “nome artístico”. A Tomoe Gozen, por exemplo, é carinhosamente tratada Tommie por sua família.
Os que vierem a adquirir os filhotes mais tarde, terão o nome escolhido por nós, para efeito de registro.
A reserva implica o pagamento de 15%, aproximadamente, do valor do filhote. A partir dela, o filhote será imediatamente identificado com uma fita colorida, logo substituída pelo número do chip. E, então, todos os eventos subsequentes serão informados aos futuros proprietários, sejam vídeos, sejam fotos, sejam laudos de check up, ou qualquer notícia pertinente.
Everminação
Aos 25 dias de nascidos, os filhotes são everminados, para maior eficácia da vacina.
Note a caixa de cria com guard rail para proteger os filhotes e piso de borracha. Sobre o piso são colocados módulos de tapetes de forração, para troca pelo menos três vezes por dia, permitindo a higienização plena.
Imunização
O protocolo de vacinação prescrito por nossa Veterinária prevê cinco eventos vacinais até os 3 meses de idade, quanto normalmente são entregues os filhotes. Pelo menos três dessas são aplicadas antes da entrega. Esse protocolo segue os ditames da www.wsava.org
Aos 28 dias de nascidos são submetidos aos primeiro evento vacinal, a vacina puppy, que protege contra Parvovirose e Cinomose, em uma formulação reduzida, específica para filhotes novos, adotada pelos melhores ciradores, apenas.
Nesse período, fornecemos fotos, vídeos e até acompanhamento por câmaras, mas não permitimos visitas, em proveito da absoluta segurança dos filhotes, que devem estar em paz e silêncio absoluto.
É bom saber que em cada evento são ministradas uma ou mais vacinas, sendo algumas de caráter mandatório como a já citada puppy e outras dependentes do indivíduo, de sua localização e condições ambientais do momento. A decisão é da Veterinária, ouvindo conhecendo nossas condições ambientais.
Na visita ao Veterinário para a vacina, é feito o primeiro de vários checkups, em todos os filhotes, para exame de sua correção, saúde e vitalidade.
Nas imunizações seguintes, as vacinas são sempre aplicadas por veterinários na mesma clínica, para possibilitar novos exames de saúde e normalidade, como, por exemplo, a descida dos testículos dos machos, a dentição perfeita (de leite) e a inexistência de moléstias, tais como ácaros nos ouvidos, etc.
Todas as vacinas são da Linha Ética, privativas de veterinários, dado que são consideradas mais efetivas do que as nacionais, devido ao maior taxa de anticorpos que produzem. Tanto é assim, que, se o filhote for viajar após os três meses, quando se exige vacina antirrábica, a vigilância sanitária dos aeroportos não aceita vacinas nacionais. No ShibaShow® somente aplicamos a vacina antirrábica quando há exigência para a viagem. A decisão de ministrar essa vacina, nos demais casos, ficará por conta do novo proprietários e seu veterinário.
Portanto, ao serem entregues, dependendo da idade, os filhotes poderão precisar de mais uma ou duas doses de vacina, a critério do novo veterinário. Mas a próxima data constará na respectiva carteira de vacinação.
Identificação internacional
O chip é exigência da CBKC para que não haja dúvidas sobre a individualidade do filhote. Isso acaba com as malfadadas fitinhas coloridas que precisávamos manter para não errar nas entregas.
E é um poderoso instrumento de segurança, tal como a gravação a laser nos diamantes, que permite a identificação por veterinários e outros criadores.
O sistema da AnimallTag é muito poderoso e pode armazenar a vida do exemplar, seus proprietários e respectivas coordenadas, suas fichas médicas, seus diagnósticos, laudos de exames, etc….
Alimento sólido
Iniciamos com a papinha de desmame com base na Starter umedecida. Essa é uma ração especial, privativa de criadores profissionais, que viabiliza o máximo desenvolvimento físico e intelectual dos filhotes. Ela é fornecida em pasta, até que os filhotes consigam mastigar os palets secos. Será o alimento dos filhotes até os 60 dias.
Dos 60 dias em diante, adotamos a PUPPY MEDIUM da Royal Canin, até a entrega. Essa ração é disponível no comércio. O novo proprietário poderá continuar com essa ração ou trocar para outra de filhote de boa qualidade (pois o filhote somente será adulto, em termos de alimentação, por volta dos 8 a 10 meses)
Na entrega do filhote, nós fornecemos, em um kit da Royal Canin, uma porção de ração Puppy que ministramos. Caso o proprietário decida mudar para outra ração, de filhote, essa troca deverá ser feita em período de uma semana, iniciando com 80% da ração original e 20% da nova e gradualmente aumentando a quantidade da nova, até os 100% no sétimo dia.
Trocas bruscas de ração podem implicar em desarranjos intestinais indesejáveis em filhotes pequenos.
KIT DE ENTREGA
Além do Kit da Royal Canin, os filhotes são acompanhados de:
Não deixe de considerar os itens necessários para o recebimento dos filhotes