FILHOTE DE SHIBA: BAZOOKA!
Traduzido de My First Shiba inu
Olá, família Shiba! Faz um tempinho que não tenho a chance de adicionar conteúdo – em parte por causa desse carinha. Conheça Bazooka, ou Zuka, para abreviar.
Nascido, em parte como uma “surpresa” em 15 de junho de 2024 – Zuka veio ao mundo com os pés primeiro, o que imediatamente me deixou em um estado de pânico temporário, é claro.
Felizmente, com um puxão suave e um empurrão final de sua mãe, Zuka veio ao mundo saudável e com muita fome
MÃE SHIBA DE PRIMEIRA VIAGEM
FILHOTE DE SHIBA: A gravidez “surpresa” de Anzu. A mãe de Bazooka (Zuka), Anzu, é uma importada de 2,5 anos do Japão. Depois de quase 15 anos como dona de Shibas, finalmente decidi que começaria um pequeno programa sério de criação com a ajuda e orientação de criadores experientes de Shiba.
O pai de Zuka é Kinai – um lindo macho de 8 anos com o melhor temperamento de Nippo Hauoli.
A chegada de Zuka foi uma surpresa, pois dei a Anzu um teste de gravidez caseiro da Belly Labs que deu negativo. Anzu estava mostrando alguns sinais sutis de gravidez, embora eu tenha atribuído isso principalmente a uma ocorrência de gravidez “falsa”.
No entanto, durante os últimos dias, pensei que ela poderia estar grávida (apesar de não detectar movimento ao sentir sua barriga) e comecei a me preparar para um possível parto.
FILHOTE DE SHIBA: NASCIMENTO E PRIMEIRAS SEMANAS
Zuka nasceu por volta da meia-noite e já saiu do saco embrionário. Cortei cuidadosamente o cordão umbilical e, sem perder tempo, Zuka correu até a mãe para sua primeira refeição fora do útero! E cara, ele foi fundo!
Peguei uma toalha e o sequei bem. Nós três passamos o resto da noite juntos, comigo, garantindo que mamãe e filho estivessem bem. Essa rotina continuou pelas primeiras cinco semanas e, francamente, a qualidade do meu sono foi prejudicada. Mas o resultado, é claro, fez todos os sacrifícios valerem a pena.
ONDE ESTÁ O COCÔ, ONDE ESTÁ A URINA
Você sabia que a mãe dos filhotes come o xixi e o cocô dos filhotes nas primeiras semanas de vida? Então, pelo menos eu estava livre de começar o treinamento para usar o banheiro até mais tarde.
Às vezes, quando a mamãe sentia falta de alguns cocôs, eu encontrava um pequeno pedaço de cocô laranja fino no chão que era honestamente o cocô mais fofo que já vi na minha vida até agora.
PEQUENO FILHOTE DE SHIBA ABRINDO OS OLHOS
Exatamente com duas semanas de idade, o pequeno Zuka começou a abrir os olhos.
Foi um momento monumental para mim, apesar de saber que os filhotes não conseguem enxergar direito por mais algumas semanas.
Com seus lindos olhos abertos, senti uma espécie de alívio por ele ter chegado tão longe sem nenhum problema. Ele também parecia muito menos vulnerável do que quando estava navegando em seu novo mundo completamente cego.
PERSONALIDADE DE FILHOTE DE SHIBA EM DESENVOLVIMENTO
Zuka começou a desenvolver sua pequena “grande” personalidade bem cedo. Sua disposição para explorar longe da mãe mostrou sua confiança e seus protestos quando algo o irritava mostraram sua coragem.
Zuka definitivamente é o filhote de Shiba mais confiante que já criei. Ele quase não tem medo de nada nem de ninguém.
Isso é principalmente uma coisa boa, embora seja importante que eu o ensine que nem todos os cães vão tolerar suas travessuras pacificamente.
Zuka também tem um lado muito doce e adora cumprimentar com muitos beijos de cachorrinho. No entanto, ainda estou trabalhando no componente “fofo”, pois Zuka tem muita energia para simplesmente ficar abraçado quando está acordado. Eu consigo fazer isso quando ele está meio dormindo – e é a melhor coisa!
FILHOTE ESFOMEADO: ADORA COMER E DORMIR
Zuka tem um apetite enorme e, felizmente, sua mãe conseguiu fornecer todo o leite de que ele precisava. Fiquei um pouco preocupada com que ele ficaria gordo demais para suas perninhas aguentarem, mas devido ao seu movimento constante ou “exercício” quando ele estava acordado, isso não aconteceu.
O que aconteceu foi devido ao fato de que Zuka se alimentava tão vorazmente e rapidamente, que ele frequentemente tinha leite saindo do nariz. Usamos uma pequena bomba de sucção para limpá-lo toda vez que isso acontecia. Fiquei preocupada no começo, mas ele nunca apresentou sinais de doença e, eventualmente, superou isso.
DESMAMANDO ZUKA DE ANZU
Comecei a oferecer um pouco de comida sólida e macia por volta das seis semanas e ele gostou muito!
Começando com comida de filhote de primeira qualidade e adicionando um pouco de fórmula de leite para filhotes, passei a adicionar algumas proteínas frescas, como lombo levemente cozido, frango magro, salmão selvagem e ovos. Zuka adora carne fresca e a devora toda vez que lhe oferecem.
Além disso, também ofereço frutas e vegetais frescos ao Zuka, que ele aceita sem hesitação. Algumas de suas frutas favoritas incluem manga e mamão!
Introduzir uma variedade de alimentos no início da vida não é apenas benéfico para a saúde, mas também ajudará seu filhote a se acostumar com todos os tipos de sabores.
Zuka definitivamente tem preferência por alimentos frescos e saudáveis em vez de qualquer tipo de ração – mesmo que sejam vegetais frescos.
Zuka simplesmente gravita em direção a alimentos frescos e naturais em vez de alimentos processados. É legal observar instintos naturais e profundamente arraigados em ação.
INTRODUZINDO OBEDIÊNCIA E SOCIALIZAÇÃO PARA ZUKA
Um dos benefícios de estar lá desde o primeiro dia é minha capacidade de começar a introduzir obediência, socialização e manuseio para Zuka desde cedo.
Quando a audição e a visão de Zuka estavam quase desenvolvidas, comecei a introduzir novos ruídos, como aspirar e secar com secador em pequenas doses, acompanhados de elogios positivos.
Zuka foi um caso fácil, porém, e não se importou nem um pouco com o aspirador. Ele realmente gostava de persegui-lo e tentar mordê-lo. Socializar seu Shiba com ruídos altos desde cedo é muito importante devido ao fato de que muitos cães, incluindo Shibas, desenvolvem medo de barulho quando adultos. E em muitos casos, o medo é grave o suficiente para causar problemas que são prejudiciais para seus Shibas e até mesmo para seu próprio bem-estar.
INICIEI O GROOMING, TAMBÉM
Zuka é natural na escovação. Ele me observou escovando os dentes do meu outro Shiba com uma escova elétrica e ficou imediatamente hipnotizado. Eu não estava planejando começar com uma escova elétrica, mas decidi tirar vantagem do interesse dele. Coloquei um pouco de pasta de dente saborosa, liguei a escova e pronto, ele não teve problemas com isso.
Ponto para o time #socializaçãoprecoce!
Cortar as unhas também foi moleza. Comecei a cuidar de suas patinhas fofas quando ele tinha apenas algumas semanas de idade. Seu primeiro corte foi com três semanas. E com 6 semanas eu também conseguia usar um lixador de unhas sem problemas. O segredo é e sempre foi começar cedo e em pequenas doses positivas.
Dar banho em Zuka foi um pouco mais complicado, pois ele só deu o primeiro banho de verdade há dois meses. Ele já ama água, então eu sabia que não seria muito difícil. Ele ficou um pouco nervoso com a experiência no começo, mas usando palavras positivas de encorajamento, assim como movimentos suaves, ele ficou bem no final do banho.
Foi ótimo vê-lo “tremer” pela primeira vez!
ZUKA É DOCE, INTELIGENTE, TURBULENTO E UM VALENTÃO!
Zuka é doce, em termos de personalidade, Zuka é naturalmente extrovertido, então apresentá-lo aos meus outros Shibas foi fácil. Eu só tive que monitorar Zuka perto do meu Shiba mais velho, pois ele pode ser excessivamente indisciplinado e rude, como esperado de um filhote macho jovem.
Zuka também pode ser um grande valentão. Especialmente se envolver comida. Ele não se importa em dividir, mas espera que cada um dos meus Shibas compartilhe de volta. E se um dos Shibas rosnar para ele quando ele invadir sua refeição – ele rosnará de volta. Com raiva!
Preciso trabalhar nisso para garantir que ele não desenvolva nenhum hábito de superproteção no futuro. Depois, há Yae. Ela é minha Shiba adotada de 11 anos que tem problemas de agressão profundamente enraizados. Embora a maioria tenha sido controlada por anos de treinamento, ainda preciso ser extremamente cautelosa para mantê-la longe de Zuka e também da minha fêmea Shiba geriátrica. Ela pode morder e morderá se for provocada.
Com outros humanos, Zuka é extrovertido. Ele ama todo mundo.
Depois, há a mordida do filhote. Mordendo objetos que não deveria, assim como apêndices humanos e caninos. Nós tentamos o nosso melhor para manter Zuka em espaços controlados o tempo todo. Mas é a vida e há momentos em que ele pode acidentalmente vagar por onde não deveria e isso pode ser perigoso se ele pegar algo com a boca que não seja seguro.
É por isso que eu faço o meu melhor para proteger todos os espaços em que Zuka estará. E mesmo em espaços onde ele não tem permissão de estar. Você nunca pode estar seguro o suficiente com filhotes, pois eles são rápidos e adoram explorar tudo com a boca. Especialmente nossas mãos.
Zuka ainda tem apenas nove semanas de idade, então ele ainda é bastante tagarela. Eu desencorajo esse hábito dizendo “ai” em voz alta, “não” e, às vezes, ignorando ou parando a brincadeira se a mordida continuar.
Ele está lentamente entendendo o conceito. Anzu é uma ótima mãe e o ensina a controlar a mordida durante suas sessões de brincadeiras violentas.