PELAGEM DO SHIBA
Spitz é uma categoria de raças de cães assemelhados em forma ao lobo (por isto também chamados de lupóides), caracterizados pela pelagem dupla, orelhas eretas e focinho pontudo. As raças que compõem o grupo são dos mais variados portes, à exemplo do Akita e o spitz japonês.
Tipo da Pelagem
Em primeiro lugar, precisamos saber o tipo de pelagem de nossos Shibas. Como qualquer outra raça de cachorro, os cães spitz japoneses evoluíram por séculos em seu país de origem sob as condições climáticas locais.
Em coerência com esse clima, a pelagem desses cães consiste em várias camadas: enquanto o Shiba possui duas camadas, Akitas possuem três. Esse tipo de pelo é típico de outras raças, como Husky Siberiano e Malamute, por exemplo.
O pelo e sua qualidade contribuem para a conformação e aparência geral do cão, mas também têm função termorreguladora. Nisso se assemelham às camadas de isolamento na construção de casas em países frios. As camadas de revestimento protegem o animal de congelamento no inverno e de superaquecimento no verão.
Subpelo
O subpelo, a camada mais próxima da pele do cão é a mais espessa e fina, tendo uma sensação lanosa. Graças ao subpelo, um cão pode lidar facilmente com as difíceis condições do inverno em sua terra de origem e se dá muito bem ao ar livre, mesmo durante uma noite muito fria. O calor que ele produz com sua atividade muscular é retido sob o subpelo denso e, portanto, o corpo é mantido mais aquecido.
Ainda assim, mesmo os cães com pelagem dupla precisam de um abrigo para serem protegidos de ventos desagradáveis e da chuva ou da neve.
Pelos de Guarda
A camada de pelo externo, denominada “de guarda” é composta de fios mais longos e ásperos com impacto na aparência geral. Seu comprimento pode variar entre os indivíduos, mas não devem ser muito longos.
Pelagem longa ou curta depende da genética de seus ancestrais. De acordo com os padrões FCI (Fédération Cynologique Internationale) e AKIHO (Akita Inu Hozonkai – sociedade de preservação do cão Akita), cães com pelo longo são desqualificados das exposições e não podem ser usados para reprodução.
Os Akitas têm mais uma camada de pelagem entre o subpelo e a pelagem de guarda. Esta camada do meio é mais longa do que o subpelo e mais curta do que a externa. É resistente, áspera e protege o cão da água e de possíveis lesões na pele.
Troca de Pelo
Todos os cães spitz japoneses originais perdem o subpelo normalmente duas vezes por ano, o que significa que os soltam, em geral, no final do inverno e no verão, quando o clima é mais quente. Embora esse período, dito “de muda” seja individual, podemos falar aproximadamente de 4 a 6 semanas.
Esse é o período em que a pelagem do cão requer mais atenção. A escovação regular ajuda o cão a se livrar dos pelos soltos. A queda é geralmente intensa.
Você pode encontrar subpelo branco por todo o lugar onde o cão se move. Apesar de ter passado meia hora escovando um dia antes, é altamente provável que você encontre o chão coberto de pelos brancos no dia seguinte.
Resfriamento
O corpo de um cão, ao contrário dos humanos, não tem uma quantidade suficiente de glândulas sudoríparas e, portanto, não pode resfriar excretando o suor do corpo através da pele.
Exceto o fato geralmente conhecido de que todos os cães resfriam seus corpos respirando com a língua para fora, eles também usam outra maneira que é descansar em lugares frescos, com as partes menos peludas do corpo, tal como a barriga ou patas tocando o chão frio. Durante os dias quentes de verão, é necessário apoiar esses mecanismos naturais de resfriamento. Mas temos que ter cuidado e pensar em como fazer isso da maneira certa.
Quando a pelagem de um cão é mantida adequadamente cuidada, ou seja, o pelo solto morto é escovado regularmente, então ela é leve o suficiente e o ar pode fluir através da pelagem externa áspera, atingir a pele e ajudar a resfriar o lado de fora do corpo.
Se o cão não for escovado adequadamente, podem ocorrer duas complicações desnecessárias:
Primeiro, o fluxo de ar não atinge a pele através do subpelo denso e, portanto, não esfria o corpo do cão como poderia.
Segundo: O calor dos raios solares fica retido e não consegue retornar para o ambiente. Assim, o cachorro começa a superaquecer.
Nós, humanos, usamos várias camadas de roupas para proteger nossos corpos relativamente sem pelos do frio. Nos dias de calor costumamos tirar a roupa (o que funciona da mesma forma com os cães que trocam de pelos). No entanto, há uma diferença substancial porque um cachorro não pode ficar completamente nu como nós.
E embora muitas pessoas tendam a tratar os cães da mesma forma que os humanos, muitas vezes raspam o cão e removem todo o seu pelo. Eles pensam: “Olha aquele cachorro, deve estar muito calor por baixo daquele pelo. Vamos fazer a cortar o pelo para trazer algum alívio … ”. E é aí que eles erram!
Raspar a Pelagem
Cortar o pelo do nosso cão de pelo duplo pode trazer um problema muito maior para o animal do que aquele que estamos tentando resolver. A razão é simples. Ao perder um pelo, o cão perde sua proteção natural do sol e fica ainda mais exposto ao risco de superaquecimento e queimaduras solares, ou mesmo câncer de pele.
Da mesma forma que os humanos, os cães têm diferentes reações e níveis de tolerância ao sol e os cães com pelagem dupla são geralmente mais propensos a sofrer queimaduras solares do que raças sem pelos.
Portanto, a recomendação clara é NÃO barbear nenhum cão spitz japonês, em vez disso, use regularmente as ferramentas adequadas de tratamento de pelos (especialmente durante os períodos de muda) e remova os pelos mortos da pelagem do cão.
Claro, pode haver situações razoáveis em que a pelagem deve ser barbeado. É normalmente devido a razões médicas (por exemplo, ser submetido a uma cirurgia ou doenças de pele, etc.) e, em seguida, é crucial prestar atenção e cuidados especiais à pele do cão (como fazer com que o cão use um colete ou protetor solar enquanto se certifica de que o cão o não o lambe).
Muitos vídeos e fotos de Akitas ou Shibas “engraçados” ou “doces” com pedaços raspados de seus corpos podem ser vistos na Internet. Em relação ao acima mencionado, não é apenas uma diversão inútil e estúpida, é sobretudo prejudicial para a saúde dos animais.
Refrescar nossos Cães
Como já dissemos, em dias quentes os cães procuram instintivamente lugares mais frescos, eles cavam um buraco sob uma árvore e se deitam lá dentro. Eles são resfriados por suas patas e barriga tocando o solo mais fresco e úmido. Há muitos órgãos com reservatórios de sangue, como fígado ou baço, na área da barriga dos cães. O sangue resfriado continua circulando pelo corpo do cão e ajuda a resfriar sua temperatura.
Cortar o pelo do nosso cão de pelo duplo pode trazer um problema muito maior para o animal do que aquele que estamos tentando resolver.
A razão é simples. Ao perder o pelo, o cão perde sua proteção natural do sol e fica ainda mais exposto ao risco de superaquecimento e queimaduras solares, ou mesmo câncer de pele.
Da mesma forma que os humanos, os cães têm diferentes reações e níveis de tolerância ao sol e os cães com pelagem dupla são geralmente mais propensos a sofrer queimaduras solares do que raças sem pelos.
Portanto, a recomendação clara é NÃO barbear nenhum cão spitz japonês, em vez disso, use regularmente as ferramentas adequadas de tratamento de pelos (especialmente durante os períodos de muda) e remova os pelos mortos da pelagem do cão.
Claro, pode haver situações razoáveis em que a pelagem deve ser barbeada. É normalmente devido a razões médicas (por exemplo, ser submetido a uma cirurgia ou doenças de pele, etc.) e, em seguida, é crucial prestar atenção e cuidados especiais à pele do cão (como fazer com que o cão use um colete ou protetor solar enquanto se certifica de que o cão o não o lambe).
Muitos vídeos e fotos de Akitas ou Shibas “engraçados” ou “doces” com pedaços raspados de seus corpos podem ser vistos na Internet. Em relação ao acima mencionado, não é apenas uma diversão inútil e estúpida, é sobretudo prejudicial para a saúde dos animais. sangue, como fígado ou baço, na área da barriga dos cães. O sangue resfriado continua circulando pelo corpo do cão e ajuda a resfriar sua temperatura.
Existem, também, diferentes tipos de tapetes de resfriamento que podem ser comprados na Internet, que são eficazes.
Não é aconselhável derramar água fria da mangueira nas costas ou na cabeça do cão! Nas exposições, os handlers, em dias quentes, costumam colocar uma toalha úmida nas costas dos cães, o que parece funcionar bem.
Banhos
Uma vez que as raças japonesas têm uma abordagem específica para sua limpeza (o que pode torná-los semelhantes a gatos nesse aspecto), não é necessário banhá-los regularmente ou aparar seus cabelos (de jeito nenhum!).
É reconhecido que “a frequência do banho depende do estilo de vida. Normalmente, recomenda-se não dar banho com muita frequência uma vez que a pelagem é coberta com uma substância oleosa, chamada sebo, que protege o cão contra temperaturas frias e chuva. Essa substância desaparecerá se o cão for ensaboado. Se você tiver que dar banho, use xampu especial para cães, não use xampu humano, pois o pH é muito ácido para a pele canina”.
O banho é inevitável em casos de acidentes, ou seja, quando ficam cobertos de lama ou alguma outra coisa fedorenta. Também damos banho nos cães antes de exposições para ajudá-los a ficarem brilhantes e finos, o banho também ajuda a remover os pelos soltos do subpelo.
Geralmente é recomendado o uso de shampoos de boa qualidade e, importante, secar bem o cão. Especialmente com cães com várias camadas da pelagem, podemos altamente recomendar o uso de um secador de cabelo especial para animais de estimação que tem um forte poder de soprar através de todas as camadas da pelagem. Usá-lo ajuda a deixar o pelo mais fino e macio.
Aconselhamos a evitar o uso de escovas Furminator em cães com pelagem múltipla, uma vez que ela é mais adequada para terriers com o pelo duro. Em mãos inexperientes pode causar danos muito facilmente a cães com pelagem dupla, pois não apenas remove as camadas inferiores do cabelo morto, mas também corta o cabelo exterior saudável!
Escovas tradicionais, baratas, são mais adequadas para a pelagem do Shiba.
Assim que o cão estiver seco, podemos deixá-lo em paz ou – se estivermos nos preparando para a exposição – podemos dar o toque final com uma escova impermeável. Para a escovação regular, recomendamos o uso de um pente comum ou um ancinho de subpelo que são ferramentas perfeitas que removem apenas os pelos mortos sem danificar a pelagem saudável.
Por fim, Alimentação
A qualidade da pelagem também pode ser geralmente garantida quando o cão recebe a nutrição certa, incluindo as vitaminas importantes (por exemplo, vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, biotina, etc.). Essas vitaminas podem ser encontradas em alimentos secos de alta qualidade (ração), em suplementos particulares ou alimentos naturais