SOLUÇOS EM CÃES
Os cães, assim como os humanos, apresentam soluços de vez em quando. Quando seu cão tiver soluços, você verá que suas inspirações são seguidas por paradas abruptas, que podem sacudir todo o peito e a barriga. Você pode ou não ouvir um som quando seu cão tiver soluços.
Os soluços podem ocorrer em qualquer raça de cão, sem que nenhuma raça ou raças tenham soluços com mais frequência do que outras.
Aparentemente, o soluço é uma questão considerada de menor importância pelos Veterinários, eis que não localizei artigos científicos a respeito.
MECÂNICA DO SOLUÇO
Assim como nos humanos, os soluços em cães ocorrem devido a contrações involuntárias do diafragma, um músculo responsável pela respiração. Essas contrações geralmente causam o som característico do soluço.
Para saber como os soluços acontecem, você precisa entender um pouco sobre o diafragma do seu cão.
Quando os cães respiram, seu diafragma – o principal músculo envolvido com a respiração, localizado logo abaixo dos pulmões – se contrai e se move para baixo. Isso abre espaço para os pulmões de um cão se expandirem. Ao expirar, esse mecanismo se inverte. O diafragma de um ser humano funciona da mesma maneira.
No entanto, ocasionalmente, o diafragma espasma e esses espasmos induzem soluços. “Quando o cão soluça, a glote (a abertura entre as cordas vocais) se fecha e o cão faz um barulho de ‘hic'”.
MOTIVOS MAIS COMUNS PARA O SOLUÇO
1. Ingestão Rápida de Alimentos ou Água: Quando o cão come ou bebe muito rápido, ele pode engolir ar junto com a comida ou água, o que pode causar soluços.
2. Excitação ou Estresse: Cães que estão muito excitados ou estressados podem ter soluços como uma resposta fisiológica ao aumento da respiração.
3. Temperatura Corporal: Cães jovens e filhotes, em particular, têm soluços como uma forma de regular a temperatura do corpo.
4. Refluxo gastrointestinal: ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago de forma involuntária. Diferente do vômito, o refluxo não envolve esforço e geralmente não é acompanhado de náuseas.
5. Problemas respiratórios: a irritação do diafragma devido a inflamação dos pulmões pode desenvolver soluços persistentes.
6. Determinados medicamentos: um exemplo comum são os corticoides. Esses medicamentos podem irritar o esôfago e causar refluxo, o que pode levar ao aparecimento de soluços.
7. Irritação do nervo vago ou frênico: o primeiro controla funções involuntárias, o último é responsável pela inervação motora do diafragma.
FILHOTES FICAM COM SOLUÇOS?
A maioria dos donos de filhotes testemunhará soluços algumas vezes, pois é muito comum que eles os tenham. Crianças e filhotes experimentam os soluços com mais frequência do que os adultos. A razão para isso ainda é desconhecida, mas pode ser devido aos níveis mais altos de excitação deles e sua tendência a devorar a comida.
SOLUÇOS EM SHIBAS
Embora os soluços dos cães possam ser graciosos e até cômicos às vezes, para muitos donos eles são motivo de preocupação. Afinal, soluços são normais em cães? Quanto tempo eles devem durar? Eles podem ser um sinal de algo mais sério?
Para saber como os soluços acontecem, você precisa entender um pouco sobre o diafragma do seu cão.
Quando os cães respiram, seu diafragma – o principal músculo envolvido com a respiração, localizado logo abaixo dos pulmões – se contrai e se move para baixo. Isso abre espaço para os pulmões de um cão se expandirem e ele inspirar. Ao expirar, esse mecanismo se inverte. O diafragma de um ser humano funciona da mesma maneira.
No entanto, ocasionalmente, o diafragma espasma e esses espasmos induzem soluços. “Quando o cão soluça, a glote (a abertura entre as cordas vocais) se fecha e o cão faz um barulho de ‘hic'”.
QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?
Embora os soluços sejam geralmente inofensivos e desapareçam sozinhos, é importante ficar atento se o seu cão apresentar os seguintes sintomas:
1. Soluços persistentes por um período prolongado (mais de uma hora).
2. Soluços acompanhados de dificuldade para respirar, tosse ou engasgos.
3. Soluços frequentes e seguidos de vômitos ou regurgitação.
Esses sinais podem indicar um problema de saúde subjacente, como refluxo ácido, problemas respiratórios ou, até mesmo, parasitas e justificam uma consulta ao veterinário.
SINTOMAS QUE ACOMPANHAM
Fique atento a sintomas que possam acompanhar os soluços, como tosse, chiado, dificuldade para respirar ou vômito. Esses sinais, especialmente quando associados a soluços, podem indicar condições como asma, alergias ou refluxo gastroesofágico.
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO OU APETITE
Observe seu cão para mudanças no comportamento ou apetite. Letargia, apetite reduzido ou desconforto ao comer podem ser significativos, especialmente se ocorrerem junto com soluços persistentes. Podem ser sinais de problemas de saúde mais sérios, como bloqueios gastrointestinais ou desconforto interno.
COMO AJUDAR O CÃO A PARAR DE TER SOLUÇOS
Observe seu cão para mudanças no comportamento ou apetite. Letargia, apetite reduzido ou desconforto ao comer podem ser significativos, especialmente se ocorrerem junto com soluços persistentes. Esses podem ser sinais de problemas de saúde mais sérios, como bloqueios gastrointestinais.
Se o seu cão está com soluços, você pode tentar algumas técnicas para ajudar a aliviar o desconforto:
Tente fazê-los beber água, em pequenas quantidades
Beber água é uma das primeiras maneiras que aprendemos quando crianças para nos livrar de soluços. A água pode ajudar e funciona tão bem em cães também. Tenha sempre água fresca e limpa para o seu cão. Se eles tiverem soluços, incentive-os a beber água, mas não muito rápido!
Massageie suavemente o peito do cão para ajudar a relaxar o diafragma.
Dar ao seu filhote uma boa massagem na barriga quando ele tiver um caso de soluços pode ajudar a aliviá-lo do estresse. Isso pode ajudá-los a relaxar e respirar mais facilmente, o que pode ajudar a tirar seus soluços. Uma massagem no peito também pode ajudá-los a se acalmar.
Reduza a excitação ou estresse e procure manter o ambiente calmo.
Ensine-o a comer mais devagar
Como já mencionado, os cães podem ter soluços quando comem muito rápido. Você pode ajudar seu cão a comer mais devagar e controlar suas porções alimentando-o lentamente. Você pode tentar alimentá-los com porções menores três ou quatro vezes ao dia, em vez de comer duas refeições maiores. Ou, como fazemos no ShibaShow, deixando a comida “à vontade”.
Dando-lhe uma colher de mel
Tente dar ao seu cão uma colher de mel. Isso acalmará a garganta do seu filhote e o ajudará com qualquer irritação que ele possa ter no esôfago. Também o ajudará a se acalmar e evitará que o diafragma se contraia, o que interromperá os soluços.
Se você der mel ao seu cão, certifique-se de que ele não contenha nenhum ingrediente prejudicial, como xilitol, um substituto do açúcar que é altamente tóxico para cães.
EM RESUMO
Soluços em cães são contrações involuntárias do diafragma, semelhantes aos soluços em humanos. Assim como os vômitos, os soluços são relativamente comuns e inofensivos em cães.
Apenas se persistirem ou forem acompanhados de outros sintomas anormais será importante consultar o Veterinário, para evitar problemas mais graves.