FRUTAS PARA CÃES
Nenhum organismo vivo consegue sobreviver sem uma dieta composta por uma variedade complexa de nutrientes essenciais que permitam o funcionamento de seus órgãos. Mais de 50 desses nutrientes, começando pela água, devem ser fornecidos na alimentação diária do cão, para que ele permaneça em bom estado de saúde agora e sempre.
Enciclopédia do Cão, da Royal Canin
Há diversas frutas que podem ser oferecidas aos cães, mas há algumas que são tóxicas para eles. Vamos falar disso aqui.
Primeiramente, alertamos que quaisquer frutas devem ser dadas em natura, pois são muito melhores do que os respectivos sucos. Forneça as frutas em pedaços e retirando os caroços. Em especial, cuide de caroços de ameixa e pêssego, pois além da obstrução, eles contém cianeto.
Associação Médica Veterinária Americana (AVMA), recomenda que sejam fornecidas em porções pequenas, com núcleos, caules, cascas e sementes removidos”. No que respeita às cascas, a regra é simples, se nós as comemos, podem ser fornecidas, se não as comemos, não.
Além de tudo, a quantidade de frutas nunca deve exceder 10% do volume de alimentação do cão, para evitar desbalanceamento de dieta e obesidade pelos açúcares nelas contidos.
Neste Post, presumimos que você fornece alimentação em ração industrial de boa qualidade, pois é a forma mais segura e razoável de alimentar nossos pets. Não temos nada contra a alimentação natural, mas suas exigências em termos de trabalho, consultoria e cuidados são de tal ordem que, pensamos, apenas alguns proprietários privilegiados a poderão utilizar apropriadamente.
FRUTAS PERMITIDAS
BANANAS
Bananas são ricas em potássio, vitamina B6, vitamina C, bem como biotina e cobre, e são seguras para os cães comerem. São recomendados por alguns veterinários como uma alternativa saudável às guloseimas gordurosas e salgadas para cães.
Devemos ter cuidado com as cascas de banana, pois embora não sejam tóxicas para os cães, são difíceis de digerir e podem causar obstrução. Mesmo sem a casca, alimentar seu cão com muitas bananas pode causar problemas de estômago, além de conter alto teor de açúcar, favorecendo a obesidade.
MAÇÃS
As maçãs também são seguras para consumo de cães e são uma ótima fonte de vitaminas A e C, bem como de fibras.
Certifique-se de remover as sementes e o caroço antes de as fornecer. Elas também devem ser administrados com moderação, pois o consumo excessivo pode causar alguns problemas estomacais. Comer maçãs em excesso pode dar dor de barriga ou diarreia. Uma ou duas fatias de maçã são suficientes para satisfazer os desejos do seu cão.
MORANGOS
Repletos de fibras, vitamina C e antioxidantes, os morangos são seguros e são lanches saudáveis de baixa caloria para cães.
Eles também são uma boa fonte de potássio e manganês, cruciais para apoiar o sistema imunológico. Morangos também contêm uma enzima que pode ajudar a clarear os dentes do seu cão enquanto eles os comem.
Mas não confie nisso, segundo nossa Veterinária, a limpeza mais conveniente dos dentes dos cães é feita com ossos, especiais para isso ou crus, pelo menos, de gado ou porco e sólidos.
MELANCIA
As melancias são seguras para consumo de cães, mas a casca e as sementes devem ser removidas, pois podem causar obstrução intestinal. A fruta é considerada uma “potência alimentar saudável”, repleta de vitaminas A, B6 e C, além de potássio.
Também é uma ótima maneira de manter seu cão hidratado, pois contém 92% de água.
MIRTILOS
Ricos em antioxidantes, vitamina C e fibras, os mirtilos são seguros para os cães. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que causam danos celulares e moleculares em cães e humanos.
Mírtilo ou Mirtilo, na mitologia grega, foi o cocheiro de Enomau, rei de Pisa, responsável por sua morte, e que recebeu, como recompensa de Pélope, ser jogado de um precipício. Ele era filho de Hermes.
Hipodâmia, filha de Enomau, era muito bonita, mas havia uma profecia segundo a qual seu pai seria morto pelo seu genro. Como havia muitos pretendentes, o próprio pai instituiu uma condição para obter a sua mão: vencê-lo numa corrida de carros em que o derrotado perderia a vida. Enomau — cujo cocheiro, Mírtilo, era filho do próprio Hermes — havia matado treze pretendentes de sua filha após vencê-los na corrida de quadrigas.
Querendo casar-se com Hipodâmia, Pélops, filho de Tântalo, (segundo algumas versões a própria Hipodâmia) convenceu Mírtilo a substituir os contrapinos de bronze das rodas da quadriga por réplicas de cera, prometendo-lhe metade do seu reino e uma noite com Hipodâmia. Na corrida Enomau morreu e amaldiçoou Mírtilo, rezando para que ele fosse morto por Pélope.
Pélope conseguiu Hipodâmia, e, acompanhado por Mírtilo, chegou a um lugar, onde foi pegar água para sua esposa, que estava com sede. Mírtilo tentou violentar Hipodâmia, e quando Pélope soube, jogou
Mírtilo no mar, chamado de Mar Mirtoico.
Segundo Higino, Pélope assassinou Mírtilo quando este cobrou de Pélope o que ele havia prometido.Segundo Pausânias, Pélope assassinou Mírtilo jogando-o do barco. Mírtilo, enquanto caía, amaldiçoou a casa de Pélope.
O túmulo de Mírtilo se localizava em Feneos, antigamente localizada na Arcádia; os habitantes da cidade diziam que o corpo havia sido levado até a costa pelas marés, e que eles haviam enterrado. Todo ano, à noite, sacrifícios eram feitos a ele, como um herói. Em Olímpia havia um monte, chamado Taráxipo (assustador de cavalos), feito por Pélope para honrar Mírtilo, mas sem o seu corpo, porque os cavalos de Enomau foram assustados pelo truque de Mírtilo; dizia-se que os cavalos, na corrida, eram assustados por Enomau. Segundo outra versão, quem assustava os cavalos era Alcatos, filho de Portaon, um dos pretendentes de Hipodâmia mortos por Enomau.
PÊSSEGOS
O pêssego é rico em vitaminas C e A, que são ótimos antioxidantes e aumentam a imunidade, e fibras que ajudam a manter a microbiota intestinal regulada. Se oferecido da maneira certa – sem casca, caroço e dentro da quantidade indicada – a fruta também traz benefícios à saúde dos cachorros, como: regulação do intestino, melhorar o sistema nervoso, ajudar a manter uma boa visão.
Não compartilhe pêssegos enlatados ou em conserva com seu cão. Eles contêm grandes quantidades de açúcar e também podem ser tratados com conservantes ou adoçantes artificiais que podem perturbar gravemente o sistema digestivo do cão”.
NECTARINA
Similar aos pêssegos, a nectarina é uma opção de vitamina e fibra. sendo preciso retirar os caroços.
MANGA
As mangas são ricas em vitaminas A, B6, C e E, além de fibras, o que pode ser benéfico para a saúde dos cães. A casca e o caroço devem ser retirados antes de oferecer a fruta, pois representam riscos de asfixia ou obstruções no sistema digestivo.
PERAS
As peras também são seguras para cães em pedaços pequenos. Eles são uma boa fonte de vitamina A e C, além de fibras.
As sementes das peras devem ser retiradas antes de dar aos cães, pois contêm vestígios de cianeto, podendo ser tóxicas se consumidas em grandes quantidades,.
FRAMBOEZAS
Os cães podem consumir framboesas, que são ricas em nutrientes, incluindo vitamina C, K, complexo B, bem como potássio, , cobre, ácido fólico, ferro e magnésio.
As framboesas também contêm xilitol, um adoçante natural sem açúcar que é tóxico para os cães, mas em pequenas quantidades são inofensivas.
MAMÃO
As fibras do mamão podem auxiliar na formação do bolo fecal do cachorro. Mas, além disso, a fruta é rica em potássio, cálcio, vitaminas A, C, E e K e ainda possui antioxidantes e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos.
Lembre-se de tirar as sementes e as cascas antes de oferecer mamão para cachorro!
MELÃO
O melão é muito usado para melhorar a hidratação dos pets, já que conta com uma boa quantidade de água. Por essa razão, a fruta pode ser uma boa aposta em dias mais quentes – mas sempre oferecendo com cuidado, sem sementes e sem excessos.
GOIABA
Além de ser uma ótima fonte nutricional, a fruta possui muitas fibras que ajudam na função intestinal. Mas é preciso ter cuidado em relação ao excesso, uma vez que há o risco de problemas gastrointestinais como a diarreia e outros desconfortos, caso seja oferecido em quantidade.
CAJU
A princípio, o cachorro pode comer caju, desde que esteja maduro, bem lavado e em pequenos pedaços. A fruta é rica em vitaminas A, B e C, além de fibras e minerais importantíssimos para o organismo canino.
Lembre-se de não oferecer a castanha de caju, pois contém uma substância que é tóxica para os cães.
MARACUJÁ
Cachorro pode comer maracujá! Diferentemente do que muita gente pensa, a fruta é permitida para os pets, desde que seja oferecida apenas a polpa, sem sementes que também contêm cianeto.
Além disso, é preciso tomar muito cuidado em relação à quantidade, já que o excesso pode causar alguns problemas
ABACAXI
A princípio, os cães podem comer abacaxi normalmente, desde que a quantidade seja pequena e a saúde esteja em dia. A acidez da fruta, pode piorar o quadro dos cachorros que estejam com problemas digestivos.
JABUTICABA
A jabuticaba possui muitos benefícios para a saúde dos cães e pode ser oferecida com casca e tudo, até porque é na casca que estão muitos de seus nutrientes. Ela é rica em antioxidantes, vitaminas B e C e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Mas, como nas demais frutas, retire os caroços e sirva com moderação.
LARANJAS
As laranjas podem ser oferecidas a cães, pois são ricas em vitamina C e fibras. Ofereça apenas como um petisco ocasional.
Laranjas contêm açúcar, e em excesso podem causar problemas digestivos. Alguns cães podem não gostar do sabor cítrico. É importante observar como seu cão reage e, se notar qualquer desconforto, evite oferecer novamente.
Remova a casca e as sementes antes de dar a fruta ao seu cão, pois a casca pode ser difícil de digerir e as sementes podem representar risco de obstrução.
BERGAMOTA (OU TANGERINA)
Assim como a laranja, a vergamota é rica em vitamina C. De modo semelhante, deve ser oferecida retirando a casca e os caroços .
KIWI
Fonte de vitamina C e fibras, o kiwi pode ser oferecido com cuidado. Aqui também é preciso retirar os caroços e a casca.
CEREJAS
As cerejas podem ser oferecidas a cães, mas com bastante cuidado. Se forem dadas, é essencial remover o caroço e as folhas, pois esses componentes contêm cianeto, que é tóxico.
A polpa da cereja em si deve ser oferecida em pequenas quantidades, já que pode causar desconforto gastrointestinal em alguns cães. É sempre bom observar como seu cão reage.
FRUTAS PROIBIDAS
UVAS e seus produtos, tais como passas e sucos. São detalhados neste POST.
ABACATE e seus componentes, tais como a casca e caroço. São detalhados neste POST.
ROMÃS, em razão das suas sementes.