CACHORRO LOUCO: MEU SHIBA ENLOUQUECEU?
Quando você imagina que seu filhote está se preparando para uma boa noite de sono, BUM, ele pula e começa a correr pela casa como se houvesse um esquilo para perseguir. Mas não há razão óbvia para tal comportamento. Não há nada à frente dele e nada atrás.
O que aconteceu?
Novos donos de cães costumam ficar surpresos e até alarmados com esse comportamento estranho. Mas não há nada com que se preocupar. Embora pareça que seu filhote está alucinando ou com companheiros imaginários, é apenas um caso de zoomies.
O QUE É ZOOMIES
O termo em inglês é um apelido para a explosão energética, mas o conceito científico trata, na verdade, de períodos de atividade frenética aleatória. São episódios intensos de ações de alta energia, como corridas, voltas em círculos, giros, pulos e rolamentos.
Eles duram alguns minutos e podem ser “contagiosos” — pets que veem outros vivenciando um zoomie podem se juntar à atividade por mera diversão.
Eles duram alguns minutos e podem ser “contagiosos” — pets que veem outros vivenciando um zoomie podem se juntar à atividade por mera diversão.
Também são conhecidos como “frapping”, que vem da sigla “F.R.A.P.” ou “Frenetic Random Activity Period” (Período Aleatório de Atividade Frenética). Tal denominação define bem o fenômeno. Seu filhote mostrará atividade intensa e aleatória por um curto período de tempo. Esse comportamento completamente normal é uma maneira de se livrar do excesso de energia.
Como o frapping libera energia, você pode esperar vê-lo quando seu cão estiver particularmente animado ou brincalhão. Pegue aquela bola de tênis para um jogo de busca e ele pode começar a se espalhar por todo o quintal. Vai parecer que ele não consegue conter a alegria. Outras vezes, um cão fica nervoso após um evento estressante, como depois de um banho. É como se eles estivessem descarregando a tensão nervosa que se acumulou. Ou talvez eles estejam simplesmente encantados com o fim do evento.
Zoomies também acontecem com bastante frequência à noite. Especialmente com animais que ficaram presos o dia todo ou não tiveram oportunidades suficientes para se exercitar. Assim que têm a chance de correr, aproveitam.
Mesmo os cães adultos têm os zoomies, embora quanto mais jovem o cão, mais frequentemente ocorra. Por que esse é um comportamento tão comum de filhotes? Embora os filhotes cochilem muito, eles também têm grandes explosões de atividade todos os dias. Em geral, eles são mais energéticos do que os cães mais velhos. À medida que um cão envelhece e seu nível de energia cai, a frequência de “explosões” geralmente também cai.
Zoomies são seguros?
Existem apenas duas preocupações: obstáculos e frequência. Primeiro, certifique-se de que não haja obstáculos no caminho do seu filhote enquanto ele dá zoom. Um quintal cercado é um ótimo lugar para deixá-los gastar energia, em vez de uma sala de estar desordenada.
Áreas acarpetadas também são mais seguras, para que seu filhote não se apague e caia. Além disso, certifique-se de manter todas as bugigangas quebráveis ou enfeites delicados longe do caminho de zoom do seu filhote. Se eles baterem na perna da mesa, suas heranças podem voar.
Em segundo lugar, observe a frequência do zoom do seu filhote. Na maioria das vezes, é um comportamento inofensivo que os cães parecem gostar de todo o coração.
Mas se o seu cão está se divertindo o tempo todo, você pode estar olhando para algo mais sério. Pode ser um comportamento obsessivo que indica um problema maior. Seu filhote pode estar lidando com uma necessidade compulsiva de zoom ou pode estar passando por uma grande quantidade de estresse.
Mais provavelmente, o zoom frequente é um sinal de que seu filhote não está fazendo exercícios suficientes. Embora os filhotes não devam participar de exercícios extenuantes ou atividades como saltos que podem danificar seus ossos em crescimento, eles precisam de estimulação física e mental.
Caminhadas diárias, brincadeiras e sessões de treinamento podem dar aos filhotes a chance de liberar sua energia.
Como você lida com os zoomies?
Considere definir uma rotina para o seu filhote que inclua tempo para brincar, tempo para treinar e tempo para atividade, seja brincar de buscar no quintal ou dar uma volta no quarteirão. Certifique-se de tirar uma soneca na rotina também. Os filhotes precisam de muito descanso espalhado ao longo do dia.
E embora as caixas sejam uma excelente ferramenta de treinamento, seu filhote não deve ficar lá do anoitecer ao amanhecer. Se você não pode estar em casa para deixar seu filhote sair para ir ao banheiro e fazer algum exercício, considere pedir a um vizinho ou contratar uma babá para dar ao seu filhote alguma companhia e atividade no meio do dia.
Nós, para os filhotes ShibaShow, normalmente, recomendamos que eles fiquem limitados (existem portas para pets) a uma área de serviço ou outro cômodo da casa, onde contam com pratos de alimentação e água, bem como de local para suas necessidades.
Então, quando seu filhote enlouquecer à noite, você pode relaxar e aproveitar o show sabendo que não há nada com que se preocupar
O que causa zoomies caninos
Zoomies não têm causa definitiva; No entanto, sabemos que o cão tem um acúmulo de excesso de energia e precisa liberá-lo. Alguns motivos potenciais para Zoomies são:
Seu cão está feliz por você estar em casa.
Seu cão está em um espaço confinado há muito tempo.
Seu cão está passando por algo inesperado está feliz com isso.
Seu cão foi fazer cocô
Seu cão não teve estimulação física ou mental suficiente durante o dia.
Seu cão esteve em uma situação desconfortável ou estressante.
É mais comum ver filhotes e cães mais jovens com zoomies simplesmente porque têm mais energia do que cães mais velhos. Zoomies são comuns para cães mais jovens logo pela manhã, pois eles descansaram e estão prontos para ir!
Zoomies são motivos de preocupação
FRAP é um comportamento normal do cão, onde ele libera um acúmulo de excesso de energia. Para saber se os zoomies do seu cão são motivo de preocupação, você precisa observar quando ele os tem.
Por exemplo, se o seu cão tem zoomies regularmente na hora de dormir, há uma boa chance de que ele precise de mais exercícios e estimulação mental durante o dia. Ou seu cão pode ter zoomies após o banho porque não gosta da experiência. Esses seriam comportamentos normais de cães desencadeando zoomies.
No entanto, se o seu cão não parece ter um gatilho específico para seus zoomies e parece perseguir seu rabo ou sombras com frequência, seria melhor que ele fosse examinado por um veterinário neurologista.