VACINAS PARA CÃES

VACINAS PARA CÃES

vacinas para cães
parvovirose

É dessa forma que os filhotes se tornam imunocompetentes contra a maioria dos microrganismos. Apenas no caso de microrganismos muito patogênicos (como parvovírus canino com uma mortalidade de até 50-60% no período do desmame), utiliza-se a vacina para induzir à produção de anticorpos específicos antes de uma infecção natural.

VACINAS PARA CÃES
vacinas para cães

São as vacinas que devem ser ministradas conforme avaliação do médico veterinário, de acordo com o risco de exposição e estilo de vida do paciente.

As principais são a Leishmaniose (ela pode ser essencial em determinadas regiões e em certas condições), além da Giárdia e da Tosse dos canis.

Esta última doença é altamente contagiosa e causada por um complexo de bactérias (Bordetella bronchiseptica) e vírus, mas não é considerada grave — em geral, os animais se recuperam em até 15 dias. É transmitida pelas gotículas eliminadas na tosse e no espirro dos cães contaminados. Por isso, é muito indicada para animais que frequentam creches, escolinhas e hospedagens ou que participam de exposições ou provas esportivas caninas.

A vacina pode não ser tão eficiente se o cachorro estiver subnutrido, sob muito estresse, com alguma doença em fase de incubação ou em terapia imunossupressora. É por isso que a vacinação deve acontecer somente após um exame clínico realizado por médico veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?