Venda de Filhote de Shiba
ALERTA IMPORTANTE
PREAMBULARES
REPRODUÇÃO DE CÃES DE RAÇA PURA
PRECISAMOS NOS CONHECER
MOMENTOS DE REFLEXÃO
TRABALHO DO CRIADOR
CASAMENTO
PRIMEIRA ALTERAÇÃO DE DIETA
ECOGRAFIA GESTACIONAL
SEGUNDA ALTERAÇÃO DE DIETA
NASCIMENTO
PERÍODO NEONATAL
INAPTOS OU MAL INTENCIONADOS
EPIGENÉTICA
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
IMUNIDADE PASSIVA
VERMIFUGAÇÃO
VACINA PREMATURA
ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO
IMUNIZAÇÃO
PRIMEIRO CHECKUP
VACINAS REGULARES
DESMAME DOS FILHOTES
PRIMEIRA TROCA DE DIETA DOS FILHOTES
MICROCHIPAGEM
SOCIALIZAÇÃO
KIT DE ENTREGA
PROVIDÊNCIAS CONSEQUENTES
REGULARIZAÇÃO DE POSSE
CADASTRAR PEDIGREE
CADASTRAR ANIMALLTAG
ADQIRIR RAÇÃO
EDUCAÇÃO E BRINCADEIRAS
FINANÇAS E FORMALIDADES
INTENÇÃO DE COMPRA
NOMENCLATURA E REGISTRO
CONDIÇÕES DE RESERVA
RESERVA EM SI
CONDIÇÕES DE VENDA
FORMAS DE PAGAMENTO
PÓS-VENDA
SUPORTE VITALÍCIO
Este índice contém links para os diversos tópicos deste post, permitindo acesso imediato. Dentro dos tópicos, os textos em laranja contém links para posts mais extensos que discutem as questões em maior profundidade.
Kiko, minha Shiba pessoal, e Yoko, sua filha, em nossa sala. Yoko foi a melhor Shiba Jovem do Brasil em 2021 e a melhor Shiba do Brasil em 2022. Em 2021, ela só foi superada por seu avô Yuto.
VENDA DE FILHOTE DE SHIBA
ALERTA IMPORTANTE
Um filhote de Shiba não é uma mercadoria. Um Shiba é um ser vivo que possui uma personalidade única, individual, delineada pelo temperamento correto de sua raça. É um integrante do Tesouro Nacional Cultural do Japão, título conquistado em 1936.
ESCLARECIMENTO OPORTUNO
A aquisição de um filhote é um evento pautado pela probabilidade, baseada na Genética e na Epigenética e fatores ambientais. Quem almeja a certeza terá que adquirir um exemplar adulto, em que tudo já se materializou.
Claro está que uma linhagem superior gera filhotes superiores, como é o caso da nossa.
Ao lado, Nikkei, sendo muito bem recebido pelos seus simpáticos tutores.
Há muito tempo, decidido a competir nas primeiras colocações do ranking nacional e não tendo o talento para produzir um expoente, adquiri um Rottweiler adulto, com 18 meses, já posicionado nas primeiras colocações do ranking paulista. Ele só evoluiu e foi o segundo Grande Vencedor Nacional desta raça no país. Mas, evidentemente, paguei por ele oito vezes mais do que pagaria por um filhote.
Neste Post, apresentamos a dinâmica e progressão da compra de um filhote de Shiba do ShibaShow®. Ela é pautada, entre outros cuidados, pelo nosso Código de Ética de Criação.
PREAMBULARES
REPRODUÇÃO DE CÃES DE RAÇA PURA
Reprodução de cães, gostamos de pensar, é tarefa similar a escultura, em que se produz obras de arte vivas. Exige, arte, sem dúvida, mas também uma extraordinária quantidade de conhecimento específico, seja sobre biologia canina, seja sobre as características inerentes à raça, tanto fisiológicas quanto do temperamento correto.
O propósito da criação será sempre o aprimoramento da raça, a produção de exemplares sucessivamente melhores do que seus antecessores. Isso envolve conhecimentos básicos de Genética e de Estatística.
Quaisquer animais de raça pura, que sejam deixados a cruzar de forma natural tenderão à entropia, à perda de qualidade, à sucessiva piora. Assim, considerando que em cada ninhada haverá exemplares com diferentes graus de qualidade, é preciso selecionar os melhores para utilizar na reprodução. Assim, de patamar em patamar, se pode conquistar o aprimoramento.
Criação de cães de raça pura, portanto, é um processo propositivo e metódico. O Criador precisa estudar muito, iniciando com o Padrão da Raça. Deve consultar outros criadores, Veterinários, Árbitros cinófilos. E, mais recentemente, poderá contar com análise de DNA de seus exemplares, para antecipar muitas das características de suas ninhadas, do fenótipo deles, do seu temperamento que é também herdado, e até de muitas das principais moléstias a que a raça é submetida costumeiramente.
Criar com seriedade envolve esforço e custos elevados, pois que há muitos exames laboratoriais e produtos indispensáveis, que não são conhecidos ou acessíveis aos “criadores de fundo de quintal” ou amadores. Pior ainda, são os “fabricantes de filhotes”, denominados puppy mills pelos americanos, que visam apenas o lucro.
Estes últimos costumam realizar absurdas economias, por exemplo, comprando vacinas nacionais barataa em uma agropecuária e as aplicando em casa, a um custo seis vezes menor do que o exigido por um profissional que utiliza vacinas importadas da linha ética devidamente conservadas em temperatura adequada e que as ministra conforme diretrizes internacionais da WASAVA após criteriosa anamnese do estado de saúde do animal e da prevalência de moléstias no contexto em que o filhote será criado.
De outra parte, 25% do preço de um filhote pode estar representado pela “taxa de cobertura” de um Padreador de qualidade, que será paga ao dono do macho, mediante um contrato.
Aos que consideram a escolha de cães de raça pura um ato de esnobismo, alertamos que ainda que os SRD (sem raça definida) possam constituir bons companheiros não contarão com a previsibilidade de constituição e temperamento aprimorados por séculos, dei um Shiba correto.
PRECISAMOS NOS CONHECER
De nossa parte, estamos no www.shibashow.com.br, onde há muita Informação a nosso respeito e dos nossos cães. Mas, nesse mesmo site somos facilmente acessados pelo WhatsApp ou pelo Contato, para complementar ou esclarecer dúvidas. Há, inclusive um “SHIBA HELP DESK” para quaisquer dúvidas.
Precisamos nos conhecer por que somos responsáveis pelos Shibas que criamos e devemos nos assegurar que estarão saudáveis e felizes em seus novos lares. Em algumas raras ocasiões pudemos identificar pessoas ou membros da família que queriam os filhotes por motivos fúteis ou que demonstraram que os tratariam de forma injusta. Nesses casos, recusamos a venda.
Felizmente, temos tido muita sorte e a “família” ShibaShow é integrada por pessoas muito especiais, que realmente fornecem muito amor e alegria a seus novos familiares, sendo por eles retribuídos.
Disponibilizamos um formulário para os que tenham a intenção de adquirir um filhote nosso. Ele não é necessário, visto que as tratativas podem se efetivar pelo WhatsApp ou pelo Contato. Se o utilizar, responda apenas as questões que queira e com as quais se sinta confortável.
MOMENTOS DE REFLEXÃO
Antes de tudo, é necessário que o comprador esteja ciente das responsabilidades da posse de um companheiro de longa permanência e dos meios necessários para o manter saudável e feliz, pois o Shiba vive de 12 a 15 anos.
Disponibilizamos o e-book Cuidados Fundamentais com o Melhor Amigo, em nosso site, onde expomos os cuidados e meios básicos para garantir a saúde e felicidade dos Shibas.
Além disso, em dois outros e-books, Shiba – Quem Sou e Shiba e Shiba – Como Sou, apresentamos uma visão realista dessa ração tão singular: seu temperamento, predicados e conformação.
Com essas informações, é possível entender por que os Shibas são considerados Tesouro Nacional em um país como o Japão, de cultura tão respeitável.
Em um dos nossos Posts, relacionamos uma proposta de enxoval, para receber um filhote de Shiba, de forma objetiva e econômica.
TRABALHO DO CRIADOR
CASAMENTO
Após havermos, criteriosamente, definido os reprodutores, a Matriz e o Padreador, de uma nova ninhada, e, se for o caso, firmado um Contrato de Cobertura com o proprietário do macho, passamos a acompanhar o cio da cadela, utilizando uma clínica especializada, que através de exames sucessivos vai definir o momento adequado para o “casamento”. Essa clínica é a Fertivida em Porto Alegre.
Ainda que a inseminação artificial tenha atingido níveis de competência equivalentes à natural, até o momento não a utilizamos, devido à legislação que dificulta absurdamente a importação de sêmen de outros países.
Se for necessário, buscamos o padreador escolhido com bastante antecedência, em outro estado da federação. A viagem é feita de automóvel, para evitar estresse. Ele fica hospedado conosco, solto em nosso sítio, somente recolhido a um canil à noite.
Mas, na maioria das vezes, utilizamos o nosso Alchy, importado da Itália, que pertence a uma das melhores linhagens do mundo.
Na data de máxima fertilidade indicada pelos exames laboratoriais da clínica, reunimos o casal. Observamos o primeiro cruzamento e, a partir desse, deixamos o casal à vontade.
PRIMEIRA ALTERAÇÃO DE DIETA
A partir do cruzamento, trocamos a ração da fêmea de Royal Canin Adulto para Royal Canin HT42d, específica para o primeiro mês e meio de gestação, suprindo a matriz e os fetos com nutrientes específicos para tal fase. Essa ração é privativa de criadores.
ECOGRAFIA GESTACIONAL
No trigésimo dia do cruzamento, levamos a cadela a uma renomada clínica especializada, a Clínica Veterinária Dr. Ricardo Sacchet, que possui os mais avançados equipamentos de diagnóstico por imagem, para realização de uma ecografia, que evidencie a quantidade de filhotes e sua condição.
Tanto o cruzamento como o laudo da ecografia são informados àqueles que já manifestaram interesse em nossos filhotes.
SEGUNDA ALTERAÇÃO DE DIETA
No 43º dia de gestação, trocamos a ração para a Royal Canin STARTER, adequada para a finalização da gestação e a fase de lactação, bem como para formulação da papinha de desmame dos filhotes. Essa ração também é privativa de criadores.
NASCIMENTO
Cerca de 63 dias após o cruzamento nascem os filhotes, como minúsculos ursinhos de 300 gramas, com os olhos fechados, sem muito controle de temperatura corporal. Nos primeiros dias, apenas mamam e dormem.
PERÍODO NEONATAL
O nascimento corresponde a uma mudança completa de ambiente para o filhote. Do útero protegido e aquecido da mãe com acesso contínuo à alimentação, ele agora está exposto a uma temperatura mais baixa e instável, bem como a microrganismos e à necessidade de competir pelos alimentos.
Ao contrário da maioria das outras espécies domésticas ou dos seres humanos, os filhotes caninos nascem extremamente pequenos e imaturos. O peso ao nascer é muito pequeno, em comparação ao peso de sua progenitora. Esse peso só representa entre 1 e 5% do peso corporal materno (no Shiba 3%), em comparação com 5-10% em outras espécies. Assim, os filhotes recém-nascidos são extremamente frágeis e dependem totalmente da mãe durante, pelo menos, as três primeiras semanas de vida.
As mães Shiba, nesses primeiros dias e até que passem a comer outros alimentos, entre outras coisas, massageiam as barrigas dos filhotes para incentivar a evacuação e digerem suas fezes, mantendo absoluta higiene. Na natureza, isso serve para não alertar predadores.
No neonatal ocorrem muitas mudanças fisiológicas. Em primeiro lugar, nem todos os sentidos estão desenvolvidos, pois os cães nascem cegos e surdos. Além disso, a cor dos olhos mudará, pois os cães, assim como os seres humanos, nascem com a íris azul acinzentada.
É quase totalmente graças ao olfato e aos termo receptores que os filhotes são capazes de localizar a mãe e, em particular, suas tetas, para conseguir mamar toda vez que sentem fome.
Como os filhotes sabem qual cheiro seguir? Eles são capazes de detectar o odor de sua mãe,por que é muito próximo ao do líquido amniótico da vida fetal. Além disso, a mãe reconhece e aceita sua ninhada graças a esse mesmo odor.
INAPTOS OU MAL INTENCIONADOS
Muitos dos inúmeros autores a que tenho recorrido para conhecer os Shibas condenam tanto os “fabricantes de filhotes”, que os norte-americanos chamam de puppy mills, quanto os criadores “de fundo de quintal”.
Os primeiros são condenados por buscarem quantidade em desfavor da qualidade, visando ao máximo de ganho, que priva os filhotes de muitos benefícios, por onerosos ou por demandarem atenção.
Os segundos são condenados por sua natural ignorância sobre as necessidades dos filhotes. Cabe aí o “perdoai-os Senhor, que eles não sabem o que fazem.” Mas fazem: produzem animais de baixa qualidade, por não saberem sobre o padrão e temperamento da raça, produzem animais carentes, por não conhecerem as demandas dos filhotes, produzem seres subdesenvolvidos por não lhes alcançarem o necessário.
EPIGENÉTICA
Todos conhecemos a importância dos genótipos dos pais, para a qualidade dos filhotes. A Genética, o DNA, transmite todos os traços que potencialmente os filhote´s devem possuir, da cor dos olhos à propensão a doenças e temperamento.
O que muitos ignoram é que, modernamente, a Ciência reconhece a Epigenética, ou seja, a transmissão de uma expressão gênica de acordo com o ambiente, sem mudanças no genoma.
Epigenética é o estudo de como os genes podem ser ativados ou desativados pelo ambiente e estilo de vida sem alterar a sequência real do DNA.
Pense nos genes como o hardware de um computador. Embora eles (genes) estejam disponíveis para determinado desempenho, o uso de diferentes softwares (a forma como você os usa, se os “liga” ou “desliga”) pode ser influenciada por fatores como:
O que o filhote come
Quanto ele se exercita
Seus níveis de estresse
Exposição a toxinas
Esses fatores adicionam ou removem “etiquetas” químicas (como marcadores) em seu DNA ou em sua embalagem, controlando quais genes estão ativos. Isso pode afetar sua saúde e até mesmo ser transmitido às gerações futuras.
Em suma, a epigenética explica como o seu ambiente e as suas escolhas podem influenciar o comportamento dos seus genes sem alterar a sua estrutura básica.
Note que não há alteração no RNA, mas apenas na forma como os genes acabam por se expressar. O mesmo ocorre por experiências sofridas pelos próprios filhotes em períodos críticos.
Assim, muito do que os filhotes virão a se tornar depende de como eles serão tratados nos primeiros meses, em que ainda estarão com os criadores, que não devem ser abreviados.
Em palestra patrocinada pela Confederação Brasil Kennel Clube: CRIANDO UM FILHOTE MENTALMENTE SÃO por Max Mendes que está neste link esse período será esclarecido.
São quatro os períodos críticos do nascimento até os primeiros meses de vida:
NEONATAL: o filhote basicamente dorme e mama. Mas, nesse período se desenvolve a neuroplasticidade, ou seja, a maior ou menor ramificação nervosa no sistema nervoso central. Há estudos que comprovam que filhotes que não sejam submetidos a estresse controlado durante esse período terão deficiências, de várias natureza.
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Nós submetemos os filhotes nesse período a exercícios consagrados para que conquistem o melhor de si mesmos. Maiores informações na palestra do YouTube mencionada.
A figura a seguir exemplifica desenvolvimentos alternativos do sistema neuronial dos filhotes, conforme sejam ou não estimulados.
Isso se justifica pelo fato de contarem com uma predisposição genética, mas que como atualmente sabemos poderá ou não ser efetivada por fatores ambientais, através da Epigenética
TRANSICIONAL: quando o filhote deixa de se arrastar para caminhar, abre os olhos e começa a ouvir.
SOCIAL: quando o filhote passa a ter uma percepção social, horizontal, reconhecendo irmãos e desenvolvendo o “senso de pertencimento” social, vendo a que espécie pertence. E, claro, se posicionando quanto ao ser humano, de forma adequada, se bem conduzido. Nesse período, o cão deve ser submetido ao máximo de experiências, como pisos e sons, para que conquiste segurança.
JUVENIL: onde o cão terá aprendizado estável, ou seja, quando ele passa a ter memória de suas experiências. Aqui inicia a educação, que será por conta dos novos proprietários. É também o período em que o filhote é separado de mães e irmãos. Agora, o mais importante é manter o conquistado na fase Social, evitando traumas e más experiências.
IMUNIDADE PASSIVA
Filhotes são protegidos de moléstias pelos anticorpos recebidos da mãe nas primeiras mamadas, no colostro.
Ao contrário dos seres humanos, os cães nascem com um sistema imunológico bastante imaturo e quase sem imunoglobulinas transferidas pela mãe durante a gestação. A transferência de imunoglobulinas maternas, denominada imunidade passiva, ocorre após o nascimento graças à ingestão de uma secreção mamária muito específica conhecida como colostro e produzida pela fêmea somente nas primeiras 24 horas após o parto.
Graças ao estado imaturo dos intestinos do recém-nascido, as imunoglobulinas do colostro podem ser absorvidas pela corrente sanguínea e circular por todo o organismo. Portanto, uma ingestão adequada de colostro logo após o nascimento protege os filhotes de diversos vírus, bactérias e outros microrganismos normalmente presentes no ambiente.
Contudo, o nível de imunoglobulinas maternas, também chamadas de anticorpos maternos, declina progressivamente com a idade. Dependendo dos microrganismos, algumas semanas após o nascimento, principalmente durante o período de desmame, o filhote não se encontra mais protegido pelos anticorpos maternos; nesse caso, deve surgir uma imunização natural para produzir seus próprios anticorpos.
É dessa forma que os filhotes se tornam imunocompetentes contra a maioria dos microrganismos. Apenas no caso de microrganismos muito patogênicos (como parvovírus canino com uma mortalidade de até 50-60% no período do desmame), utiliza-se a vacina para induzir à produção de anticorpos específicos antes de uma infecção natural. Para prevenir não só a parvovirose, mas também outras infecções altamente letais, é de suma importância seguir o protocolo de vacinação estabelecido pelo médico-
VERMIFUGAÇÃO
Aos vinte e cinco dias de nascidos, os filhotes são vermifugados, para maior eficácia da vacina. neste procedimento, utilizamos vermífugo de amplo espectro para efetiva eliminação dos parasitas.
VACINA PREMATURA
Protocolos internacionais de vacinação iniciam as intervenções aos 45 dias, normalmente. Porém há uma vacina, mais branda e com menos cepas que pode ser ministrada antecipadamente. Por medida de boa cautela, adotamos essa prática.
Aos vinte e oito dias, são submetidos ao primeiro evento vacinal, recebendo a “puppy”, que protege contra cepas de Cinomose e Parvovirose e que precisa, como qualquer vacina, de duas semanas para criar um patamar de imunidade. Essa vacina é excepcional, ministrada apenas por criadores mais zelosos.
A primeira vacinação é feita por visita de Veterinário a nossa casa, onde poderá, além de imunizar, examinar o estado geral dos filhotes.
ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO
Nesse período, disponibilizamos fotos, vídeos e damos notícias e até acompanhamento por câmeras, para os interessados, mas não permitimos visitas.
Note a caixa de cria com com guard rail para proteger os filhotes e o piso de borracha. Sobre o piso são colocados módulos de tapetes de forração, para troca, pelo menos três vezes por dia, permitindo a higienização plena.
IMUNIZAÇÃO
Além da já mencionada vacina puppy, cuidado excepcional do ShibaShow, o protocolo de vacinação de nossa Veterinária prevê mais quatro eventos vacinais até a permissão de livre circulação dos filhotes. Esse protocolo segue os ditames da www.wsava.org, particularmente em suas diretrizes sobre imunização em nossa região.
Em cada evento vacinal são ministradas uma ou mais vacinas, sendo algumas de caráter compulsório e outras eletivas, dependentes do indivíduo, de sua localização e condições ambientais do momento. A decisão é da Veterinária, ouvindo os proprietários. Por exemplo, cães de apartamento recebem a V8, cães de sítio a V10 (esta última com mais cepas e mais carga provocatória).
PRIMEIRO CHECKUP COMPLETO
A vacinação é acompanhada de um exame geral dos filhotes, focado em sua correção, seja do ponto de vista de saúde, seja da perspectiva de “show quality”. Diferente do primeiro exame junto com a vacina puppy, desta vez a análise é mais completa e são também cortadas as unhas do filhote, entre outras providências.
VACINAS REGULARES
Em todas as vacinas é feito um exame individual dos filhotes pelo Veterinário, quanto ao seus correto desenvolvimento e detalhes tais como a descida dos testículos dos machos, dentição etc. para asseguram que sejam corretos.
Todas as vacinas são da Linha Ética, privativas de Veterinários, dado que são consideradas mais efetivas do que as nacionais, devido ao maior taxa de anticorpos que produzem. Tanto é assim, que, se o filhote for viajar após os três meses, quando se exige vacina antirrábica, as companhias aéreas não aceitam vacinas nacionais.
Portanto, ao serem entregues, dependendo da idade, os filhotes poderão precisar de mais uma ou duas doses de vacina, a critério do novo Veterinário. Mas a próxima data constará na respectiva carteira de vacinação.
DESMAME DOS FILHOTES
Os filhotes inicialmente se alimentam do leite materno. Se, eventualmente, precisarem de mais quantidade do que a mãe pode fornecer, nós providenciaremos leite artificial de cadela, tal como o Pet Milk, para complementar e garantir que se desenvolvam ao máximo.
Aos trinta dias, ou um pouco antes, os dentes começam a se formar. Com isso, os filhotes passam a causar desconforto para a mãe ao mamar. E, também, já é possível incluir na dieta deles ração STARTER umedecida e liquidificada, mistura denominada papinha de desmame. Gradualmente, conseguimos transferir para a ração seca de desenvolvimento, a Starter consumida com autonomia, até os 60 dias de idade.
Essa é uma ração especial, privativa de criadores profissionais, que viabiliza o máximo desenvolvimento físico e intelectual dos filhotes.
PRIMEIRA TROCA DE DIETA DOS FILHOTES
Dos 60 dias de vida em diante, adotamos a PUPPY MEDIUM da Royal Canin, até a entrega. Essa ração é disponível no comércio. O novo proprietário poderá continuar com essa ração ou trocar para outra ração de filhote de boa qualidade (pois o filhote somente será adulto, em termos de alimentação, por volta dos 8 a 10 meses).
Na entrega do filhote, nós fornecemos, em um kit da Royal Canin, uma porção de ração a que o filhote está acostumado para viabilizar a eventual troca.
Essa troca deverá ser feita em período de uma semana, iniciando com 75% da ração original e 25% da nova e gradualmente aumentando a quantidade da nova, até os 100% no sétimo dia. Trocas bruscas podem implicar desarranjos indesejáveis.
Aviso aos inexperientes, é conveniente comprar embalagens maiores, pois o valor por kg é menor.
MICROCHIPAGEM
Também microchipamos os filhotes, normalmente no 55º dia de nascidos. Assim, eles estarão registrados no sistema AnimallTAG na rede mundial de computadores, que será acessível pelo QR Code similar ao da figura, que qualquer um poderá enquadrar no celular e ter acesso a diversas informações sobre o exemplar, tal como donos, endereço, WhatsApp e veterinários responsáveis. Além disso, o sistema AnimallTag pode ser utilizado como um software completo de controle do animal e seus eventos.
O chip é necessário para participar de exposições oficiais e, também, permite que veterinários ou indivíduos localizem os proprietários em casos de fuga.
SOCIALIZAÇÃO
Shibas são caçadores, é quase inútil querer socializá-los com animais que não sejam cães e gatos ou de algumas espécies domésticas, nelas não incluídos os coelhos e os hamsters. Eles caçam até passarinhos em voo.
Por motivos de segurança, não permitimos que nossos filhotes ainda não imunizados, deixem nosso recinto para socializar com outros cães, que não os seus irmãos e parentes. Isso, se for julgado importante, será missão do novo proprietário.
Mas, nossos Shibas participam de exposições em que encontram diversos cães de todas as raças, ficam hospedadas com nosso handler, onde há diversos tipos de cães, e não houve nenhum incidente de agressão nesses eventos, da parte deles. Isso sem que tenham sofrido um processo formal de treinamento para tal.
Filhotes nossos já se confrontaram em novos lares com cães antigos, idosos, ou com cães novos, maiores, e nunca houve nenhum problema de adaptação. Temos filhotes em casas com meia dúzia de gatos imensos, convivendo cordialmente.
Claro está que ela não os inicia em comportamentos domésticos. Isso fica para nós, humanos.
Mas, salvo personalidades excêntricas, os Shibas, como todos os nipônicos, são naturalmente contidos e bem-comportados, embora isso não dure tempo integral.
Explico, eles não precisam ser corrigidos, na maior parte do tempo, mas, ao acordar, por exemplo, filhotes estarão com toda a energia e vão querer desmontar aquela almofada que fica no sofá da sala. Aí, precisamos ensinar-lhes a palavra NÃO.
A receita para manter os filhotes calmos é aquele osso autoclavado que se pode comprar em algumas pet shops, e com o qual eles vão dissipar a maior parte da energia que lhes sobra. Comprávamos fêmur de boi, que eles enfrentavam sem problemas, mas descobrimos que também há fêmur de porco, de tamanho mais coerente com os Shibas.
A receita para manter os filhotes calmos é aquele osso autoclavado que se pode comprar em algumas pet shops, e com o qual eles vão dissipar a maior parte da energia que lhes sobra. Comprávamos fêmur de boi, que eles enfrentavam sem problemas, mas descobrimos que também há fêmur de porco, de tamanho mais coerente com os Shibas.
KIT DE ENTREGA
Na data de entrega, ou remessa, do filhote, este será acompanhado dos seguintes elementos:
PROVIDÊNCIAS CONSEQUENTES
Junto ao kit, entregamos um documento “pro memória” em que lembramos de algumas providências úteis:
REGULARIZAÇÃO DE POSSE
O cão deve ser formalmente transferido para o novo proprietário (ou proprietários).utilizando a assinatura do verso do pedigree, aproveitando para incluir o número do chip no cadastro da CBKC. Para tanto é cobrada uma taxa de aproximadamente 10 dólares. Em Porto Alegre, o Kennel em Porto Alegr tem os telefones (51) 3233-6035 (51) 98586-4642
Em outras cidades, pode ser localizado o Kennel Clube mediante consulta ao site da CBKC
CADASTRAR O FILHOTE NO SHIBA INU PEDIGREE
Esse cadastro é como apresentar o filhote para o MUNDO, pois permite divulgar na rede mundial de computadores as informações, fotos, etc…
Entrar no site e localizar o pai Full Methal Alchemist Go Tessaiga e a mãe, conforme pedigree, e então cadastrar, com fotos diversas e outras informações possíveis.
CADASTRAR O FILHOTE NO ANIMALLTAG
Utilizar o site para cadastrar o filhote, para além de integrar um sistema internacional de localização, poder manter um sistema muito completo de controle de informações, inclusive veterinárias e de controle, como vacinas, documentos tais como laudos de exame, certificados de títulos,etc.
Mesmo que disponha de sistema específico, profissional, ainda será útil incluir o filhote no cadastro da AnimallTag, para efeito de reconhecimento de propriedade por colegas veterinários e o publico em geral, através do QR Code do pingente de coleira. A CBKC mantém convênio com a AnimallTag, para identificação de cães. Dúvidas, falar comigo pelo WhatsApp 51 997827080
ADQUIRIR RAÇÃO
O filhote estará sendo alimentado pela Royal CANIN Puppy Medium, ração que é vendida ao público. Se não for continuar com essa ração, então será necessário proceder a um procedimento de substituição. Caso essa ração seja mantida, em Porto Alegre, recomendamos consultar a Loja – Pet Que Pede pois ela entrega em domicílio, e pode ser vantajosa. (51) 9932-4994
LEMBRAR QUE EMBALAGENS MAIORES TEM MENOR PREÇO por kg.
EDUCAÇÃO E BRINCADEIRAS
Gradualmente, os filhotes começam a se movimentar mais intensamente e a brincar com seus irmãos. A mãe não apenas os alimenta, mas cuida também da higiene de cada um. Nessa fase inicial, a mãe também é uma educadora, que reprime com rispidez qualquer comportamento indevido, do ponto de vista canino, de forma que somente ela sabe fazer.
Mais tarde, com os filhotes mais crescidos, ela vai brincar e jogar com eles, simulando lutas, agarrando-os pelo pescoço. E isso os faz muito felizes e promove exercícios regulares.
FINANÇAS E FORMALIDADES
INTENÇÃO DE COMPRA
Qualquer pessoa pode registrar conosco uma Intenção de Compra de um filhote. A partir dela, entramos em contato, para entender quais as preocupações e objetivos do interessado, procurando melhor atendê-lo.
A intenção de compra é um registro informal, com ordem de precedência, de candidatos a adquirir um exemplar ShibaShow. Essa Intenção será cadastrada em nosso sistema, e ali mantida até a ecografia ou o nascimento da ninhada. Além do formulário próprio constante do link anterior, basta um WhatsApp ou e-mail manifestando o interesse para esse registro.
A partir daí, passaremos a noticiar aos assim inscritos os eventos havidos com a ninhada, à medida que aconteçam, salvo manifestação em contrário.
NOMENCLATURA E REGISTRO
Logo após o nascimento, começamos a formalizar o processo de registro de filhotes junto ao Kennel Clube.
Nessa oportunidade, os que já tiverem formulado interesse pela ninhada, poderão executar a Reserva de Filhote e, então, fornecer o nome pelo qual o animal será chamado. Se quiser, poderá contar com a nossa ajuda para isso. Esse nome será seguido de um sufixo com o nome do canil e com as iniciais dos genitores.
Assim, nossa filhota Tomoe Gozen (talvez a mulher samurai mais famosa da história) terá como registro o nome Tomoe Gozen Hime HK Ryuu Katana. Onde Tomoe Gozen é o nome, Hime é um tratamento para famílias nobres, HK são as iniciais de Hashimonji e Kiko, os genitores, e Ryuu Katana, dragão e espada, é o afixo do canil, registrado internacionalmente na FCI.
Os que vierem a adquirir os filhotes mais tarde, terão que contar com nome escolhido por nós no registro. Isso não impede que o filhote seja chamado por outro nome, escolhido pelos donos. Mas o nome oficial permanecerá, apesar do “nome artístico”.
RESERVA DO FILHOTE
Não recebemos nenhuma quantia até o nascimento. Nascidos os filhotes, será feito o contato com os candidatos cadastrados, na ordem de suas intenções, para verificar se a intenção persiste.
Logo após o nascimento, começamos a formalizar o processo de registro de filhotes junto ao Kennel Clube.
Em caso positivo, a Intenção de Compra deverá evoluir para a Reserva de Filhote, quando o adquirente realizará uma transferência financeira de valor aproximado de 1/6 do valor do filhote, que será formalizada com um pequeno contrato de Reserva de Filhote. Nesse momento, poderá escolher o nome do filhote.
A ninhada permanece íntegra, até a escolha dos filhotes adquiridos na ordem das reservas efetuadas. Excepcionalmente, quando o interessado manifestar o interessem em realizar campanha de exposições para conquista de títulos, poderá haver um pequeno acréscimo e lhe ser concedida a primeira escolha da ninhada.
A escolha pode ocorrer, mediante visualização presencial, mas sem manipulação, com distância de segurança, a partir do 40º dia. Adquirentes de outra cidade, poderão fazer a escolha através de fotos e vídeos.
Escolhido o filhote, cujo nome já tinha sido formulado, para efeito de registro junto à CBKC, ele será identificado por uma coleira colorida, provisoriamente. Aos, 55 dias, antes da entrega, ele será chipado e registrado.
RESERVA EM SI
Reservas são efetivadas mediante as seguintes condições expressas nos respectivos recibos:
CONDIÇÕES DE VENDA
Nosso recibo de venda inclui as garantias já mencionadas na reserva, acrescidas das moléstias transmissíveis durante o prazo de manifestação da doença, que tenha sido contraída em nosso canil. A formalização da venda, como no caso de automóveis, é efetivada pela assinatura de transferência no verso de pedigree.
FORMAS DE PAGAMENTO
Aceitamos quaisquer formas de pagamento, eis que não vivemos da comercialização de cães. No caso de cartão de crédito, os valores podem ser parcelados, com a assunção dos juros pertinentes sejam assumidos pelo comprador.
PÓS VENDA
Permanecemos disponíveis pelos mais diversos meios de contato, em regime de 24 horas por 7 dias da semana, para atendimento do dúvidas e aconselhamento. Mantemos contato periódico com todos os nossos clientes para termos notícias de nossos Shibas e participamos de grupos de WhatsApp junto a eles.
Em ocasiões em que nossos clientes tiveram alteração nas condições pessoais, recebemos nossos Shibas de volta, procurando recolocá-los. Exemplo disso é um cliente nosso que foi admitido em alto cargo na ONU e enviado a uma zona de conflito.
SUPORTE VITALÍCIO
Nossos compromissos com nossos filhotes são permanentes. Estamos disponíveis para suporte aos proprietários por toda a vida deles.