PÓS COMPRA
Após receber seu filhote, o mais importante é o fazer seguro e educado. Para isso, podem ser úteis os seguintes posts, deste site:
SOCIALIZAÇÃO DO FILHOTE
CONSTRUINDO A CONFIANÇA
FILHOTE SEGURO
JARDIM DE INFÂNCIA
Além disso, após o recebimento do filhote ShibaShow® recomendamos tomar as seguintes providências:
REGULARIZAR A PROPRIEDADE
O pedigree, devidamente assinado pelo vendedor, é o documento hábil para a transferência de propriedade do filhote.
Mediante uma pequena taxa, algo como 10 dólares, você atualiza o cadastro da CBKC/FCI transferindo o filhote para o nome do proprietário ou proprietários, em qualquer clube filiado à CBKC
Na falta disso, o filhote permanece na propriedade do criador, indevidamente.
APRESENTAR AO MUNDO DOS SHIBAS
O sistema Shiba Inu Pedigree, francês, é adotado no mundo todo para a divulgação dos Shibas. Aqui está o pedigree do nosso Alchy, como exemplo.
Antes de tudo, crie uma conta e faça o seu cadastro (Add Person), para integrar o mundo dos tutores e criadores de Shiba,
Cadastrar o filhote
Após cadastrar a si mesmo, no site, você poderá inscrever seu filhote. Use algumas fotos e, se possível, as vá atualizando ao longo do tempo.
Para tanto, é necessário que os genitores dele já estejam cadastrados, o que não será problema se ele for um ShibaShow® pois nossos cães já fazem parte dos exemplares do sistema. Mas, se for de outro criador que não utilize o sistema, então terá que fazer o cadastro dos pais, pelo menos, com base no pedigree do filhote.
Automaticamente, o sistema identifica parentes do seu filhote, que estejam cadastrados e permite emitir pedigrees com várias gerações, inclusive com fotos dos exemplares.
Ele permite encontrar proprietários e criadores de Shiba em todo o mundo, bem como cães dessa raça com riqueza de informações. Além disso, permite encontrar estatísticas e o padrão de raça, simular cruzamentos (testmating).
Sempre que quiser apresentar seu Shiba a terceiros, basta remeter o link para o pedigree dele, como o caso da Alchy, acima.
ATUALIZAR O SISTEMA ANIMALLTAG
Nossos filhotes são entregues com o chip de identificação implantado, do mesmo fabricante que mantém convênio com a CBKC. Ele é entregue com uma medalha de identificação com QRCode
A medalha permite que qualquer um, com um celular, localize o animal e (se o sistema estiver atualizado) seus proprietários.
Além disso, de forma gratuita e com acesso pela internet é possível manter um banco de dados do filhote, contendo Registro do Proprietário, Registro do Animal, registro de vacinas, medicamentos, consultas, exames, laudos, certificado de microchipagem e Cédula de Identidade do animal.
Ele emite e-mails automáticos
- Bem vindo ao sistema, após completar o cadastro, para você (por e-mail);
- Aviso de aniversário de seus animais, para o veterinário e para você;
- Aviso de retorno para consultas e vacinações, para o veterinário e para você;
- Alerta de animal encontrado, quando alguém lê o QR Code da medalha, para seu e-mail cadastrado;
- Alerta de animal perdido, quando o dono lê o QR Code de emergência registrado no documento ID PET, para os veterinários de sua cidade e para o seu e-mail.
Veja mais informações, aqui.
INTEGRAR UM GRUPO DE TUTORES
Em Porto Alegre, há um grupo de tutores de Shiba que promove eventos tais coma a Shibarada (encontro de proprietários e cães) e discute assuntos de interesse de tutores. O protocolo reza que o novo proprietários publique uma foto de seu Shiba e forneça informações sobre nome e criador, pelo menos, como apresentação ao grupo. Desse grupo participam tutores de vários locais do Brasil, sem restrições.
É um bom canal para dirimir dúvidas práticas (ressalvada a obrigação do criador de manter apoio vitalício a seus clientes e outros entusiastas da raça)
São Paulo, por óbvio, possui um grupo bem mais numeroso e também ativo, que pode ser localizado através do Clube Shiba.
ESCOLHA E COMPRA DE ALIMENTOS
Nós adotamos a Royal Canin que está entre as melhores produtoras de ração para cães e que nos fornece apoio técnico, além de alimentos profissionais exclusivos de criadores, que contemplam todas as fases críticas para a reprodução, lactação e desmame.
Claro está que fabricantes como a Hills, Eukanuba e outros também possuem rações super premium, que podem substituir a Royal. Mas, para tanto, é necessário um período de transição, como o que segue:
Essa troca deverá ser feita em período de uma semana, iniciando com 75% da ração original e 25% da nova e gradualmente aumentando a quantidade da nova, até os 100% no sétimo dia. Trocas bruscas podem implicar desarranjos indesejáveis.
Aviso aos inexperientes, é conveniente comprar embalagens maiores, pois o valor por kg é menor.
CONCLUSÃO
Não poupe o criador do seu filhote. Ele, por Ética, é obrigado fornecer o mais amplo suporte a quaisquer dúvidas que você tenha. E, na falta dele, pode contar com o ShibaShow®