Cuidados com Shibas – Pelagem
Os Shibas, assim como os Huskies, os Malamutes do Alasca e os Samoiedas, possuem pelagem dupla: pelos externos, ditos “de guarda”, compridos e retos, e o subpelo, denso, macio e lanoso.
Troca de Pelo
Assim como outras raças com pelagem dupla, os Shibas costumam trocar a pelagem duas vezes por ano. Eles são considerados moderados em queda de pelos, embora nos períodos de troca, primavera e outono, ela seja intensa durante uma semana ou pouco mais. A escovação regular pode ajudar a controlar a bagunça resultante.
Compensatoriamente, os Shibas são relativamente fáceis de cuidar no que diz respeito à higiene.
Beleza Sazonal
Diferentemente de cães com pelagem permanente, os Shibas atravessam fases em que perdem o natural esplendor, perdem o brilho, ficam menos atraentes.
Isso decorre não apenas da perda de densidade da pelagem, mas também da sua qualidade em termos de coloração e brilho.
Há uma espécie de ciclo que atinge o seu pior ponto logo após a troca de pelos, em geral, ou o desmame de filhotes, nas fêmeas. Felizmente, nestas, há uma reversão até o momento de beleza máxima, no início do cio.
Pelagem externa do Shiba
Os pelos externos devem ser rígidos e não ter nenhuma suavidade. Seu comprimento deve ser cerca de dois centímetros, em geral. Eles se destacam um pouco do corpo. Na face e nas pernas, a pelagem é mais curta, uniforme e densa. Os pelos da cauda são ligeiramente mais longos e ficam mais afastados.
O pelo externo do Shiba não é monocromático. Ele possui estratos, segmentos, de diferentes colorações. A cor muda em três estágios, da ponta para a base.
Cor da Pelagem Externa do Shiba
Os cães vermelhos terão pelos externos vermelho, branco e vermelho, com a raiz branca.
Os cães preto e castanho, terão pelos preto, branco e preto. E os cães sésamo, terão pelos vermelhos com a ponta preta, branco e vermelho.
Pelagem inferior do Shiba
A pelagem inferior é macia, felpuda e espessa.
Os Shiba vermelhos têm subpelos de cor clara, enquanto os Shibas Sésamo e Preto e Castanho têm pelagens inferiores mais escuras, em tons de cinza e marrom.
Como Lobos e Coiotes
Esse tipo de pelagem também é encontrado em coiotes e lobos selvagens, e contribui para a sutileza na aparência dos cães japoneses, incorporando qualidades como nitidez e o conceito estético japonês de “wabi-sabi”.
“Wabi-sabi” é uma expressão japonesa que representa uma estética e uma visão de mundo específica. Ela é composta por dois conceitos inter-relacionados, “wabi” e “sabi”.
- Wabi (侘寂): Originalmente, “wabi” se referia à solidão, simplicidade e tranquilidades associadas à vida na natureza. Com o tempo, a ideia evoluiu para expressar uma beleza austera, imperfeita e discreta.
- Sabi (寂): “Sabi” refere-se ao encanto que vem com a pátina do tempo, a beleza que surge com a idade e o uso. Pode ser traduzido como a beleza que vem da imperfeição, da rusticidade e da impermanência.
No contexto do “wabi-sabi”, aprecia-se a beleza nas coisas modestas, imperfeitas e efêmeras. É uma estética que valoriza a simplicidade, a sutileza e a aceitação da transitoriedade da vida. Pode ser aplicado a várias formas de arte, design, arquitetura e até mesmo à filosofia de vida. A aceitação da imperfeição e a apreciação do efêmero são aspectos fundamentais do “wabi-sabi”.
Não sem razão, essa obra de arte, esse Tesouro Nacional, o Shiba, precisa estar sintonizado com o wabi-sabi.
Cuidados com a Pelagem
O Shiba deve ser escovado regularmente para remover pelos soltos, prevenir emaranhados e estimular a circulação sanguínea na pele. Recomenda-se escovar o pelo algumas vezes por semana.
A escovação deve ser feita com uma escova simples, de cerdas metálicas normais. Nunca empregue escovas sofisticadas do tipo Furminator, que vão eliminar o subpelo e deixar o Shiba sem a necessária “insulação”.
Banho Ocasional
O Shiba não precisa de banhos frequentes, a menos que esteja sujo. Ainda assim, há casos em que uma toalha molhada pode resolver. Banhos em excesso podem remover os óleos naturais da pele, levando a problemas. Nos banhos use um shampoo suave e próprio para cães.
Secagem Completa
Certifique-se de secar completamente o Shiba após o banho ou se ele se molhar na chuva. A pelagem densa pode reter umidade, o que pode levar a problemas de pele se o pelo não secar adequadamente.
Cuidado com os ouvidos
Verifique regularmente as orelhas do Shiba para garantir que estejam limpas e livres de cera. Limpe-as suavemente com uma solução recomendada pelo veterinário, se necessário. Se notar sinais de infecção, consulte um veterinário.
Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência, coçar a orelha insistentemente, vermelhidão, odor forte, inchaço ou excesso de cera no ouvido são sinais de otite.
Cuidados com as patas
Verifique as patas regularmente, cortando as unhas quando necessário. Certifique-se de que as almofadas das patas estejam saudáveis e sem rachaduras. Em climas frios, você pode aplicar bálsamo ou alguma pomada adequada nas almofadas para evitar ressecamento.
Alimentação Adequada
Uma dieta saudável e equilibrada contribui para uma pelagem brilhante e pele saudável. Consulte o veterinário para garantir que a alimentação seja apropriada para as necessidades específicas do seu Shiba