Coisas que deve saber sobre Shiba
Se você está pensando em adquirir um Shiba e imagina um cachorro fofo, carinhoso, doce e atento a todas as suas necessidades e comandos, correndo na praia juntos sem coleira?
Pense de novo! Fofo? Muito! Muito! Muito!. Atencioso? Só quando ele quiser. Sem coleira? Esqueça!
Adquirir um cão de raça pura permite a previsibilidade de suas características físicas e mentais, impossível nos SRD (sem raça definida). Assim, é viável projetar como será esse exemplar, se for adquirido de um bom criador.
Entre as coisas que você deve saber antes de ter um Shiba, para que não se decepcione, estão as sete a seguir. Não são verdades absolutas, mas decorrências da fisiologia e temperamento corretos do Shiba. Não precisam ser uma surpresa para você:
São teimosos
É conhecido. Eles têm uma vontade forte, são criaturas teimosas que, quando decidem algo, não há suborno que mude sua opinião.
São dramáticos
Eles possuem o famoso “shiba shout”: um grito agudo que pode fazer seu sangue gelar. Gritam assim quando acham que estão sendo prejudicados de alguma forma. Às vezes, gritam quando estão felizes, tornando a hora do banho, corte de unhas ou visitas ao veterinário uma experiência “divertida” para todos os envolvidos.
Não são fáceis de adestrar
No geral, são educados facilmente. Mas, eles simplesmente decidem quando ouvir! São inteligentes e aprendem quase tudo muito rapidamente. No entanto, escolhem quando ouvir, especialmente quando é inconveniente para eles.
São independentes
Por causa de sua natureza independente, muitos Shibas podem parecer distantes. Eles têm uma tendência a fazer o que querem em vez de seguir o dono o tempo todo.
Portanto, caminhadas sem coleira não são possíveis para muitos Shibas. Principalmente, não devem estar soltos onde possam aparecer quaisquer coisas que eles considere “caça”. Entretanto, são muito afetivos e o retorno do dono após uma pequenam ausência se torna um momento de intensa alegria e efusão.
São leais
A lealdade nunca é ruim. Uma vez que você conquista a confiança deles, os Shibas são leais, e sua demonstração de afeto se torna algo precioso. No entanto, como a confiança deles deve ser conquistada, eles geralmente não se dão bem com estranhos, inicialmente.
Estranhos vão parar para conversar com você
Se você é tímido e reservado, como um Shiba, saiba que será abordado por estranhos na rua. As pessoas vão parar seus carros para perguntar com que tipo de cachorro você está passeando. Vão pensar que é uma rapozinha e coisas do tipo.
Eles soltam muito pelo
Não há como contornar isso. Os Shibas trocam a pelagem densa duas vezes por ano, na primavera e no final do outono. Esteja preparado para escová-los constantemente e aspirar a casa. Vestir roupas escuras de lã se tornará enlouquecedor, pois são ímãs para os pelos do Shiba. E usar gloss labial é como aplicar um primer para ter lábios peludos pelo resto do dia.
Afinal
Agora, após conhecer essas características do Shiba, se você pode pensar: “Essas características valem o preço de conviver por década com um pequeno samurai muito amoroso, que transmite bons sentimentos, que impregna de alegria e é uma pilha de amor.” Ou você pode decidir não adicionar essa “personalidade” a sua casa.
Eu tenho dois períodos na minha vida: a.S (antes do Shiba) e d.S. (depois do Shiba). E, nunca mais quero retornar ao tempo obscuro e triste de a.S.
Seu temperamento é imbatível
A primeira seção do Padrão Japonês é intitulada Essência e sua expressão e vale 15% do escore total no julgamento do Shiba. Isso é uma percentagem mais alta do que a dada a qualquer outra seção numerada do Padrão. O que é entendido por “essência” é temperamento, a personalidade total e natureza do cão. Como esse cão mostra essa natureza para o mundo é sua expressão.
A segunda sentença da seção 1 do Padrão do Cão Japonês determina “Ele (o cão) é alerta e capaz de se mover rapidamente com passos ágeis, elásticos.” O cão precisa estar atento ao que acontece ao seu redor todo o tempo e assim deve ter sentidos afiados.
Sentidos afiados são necessários para o cão japonês por que sua mera sobrevivência depende deles. Para o cão de caça, que precisa lutar com ursos, javalis selvagens ou veados, sem cuidado com sua própria vida, esses sentidos são a sua arma e sua única defesa. Para o cão de guarda, sensos afiados são um pré-requisito para exercer sua própria função.
Um cão pode ser excessivamente alerta, a ponto de possuir um temperamento nervoso – ficando excitado com besteiras e demonstrando covardia. Os comentários japoneses dizem que este é um defeito mais sério para um cão japonês.
O oposto de alerta extremo é embotamento, estupidez, vagarosidade e letargia. O ideal para o cão japonês é uma média entre esses dois extremos. O cão apropriadamente alerta é calmo, firme, tem respostas confiáveis e é capaz de ações imediatas, decisivas – sejam de ataque, defesa ou aviso.
De forma a colocar seus sentidos afiados em prática, o cão japonês precisa ser “capaz de se mover rapidamente com passos ágeis, elásticos.” Sua agilidade é expressa em dizer que na floresta ele deve ser tão imóvel quanto as árvores, então em um instante ser capaz de se mover como um flash para apanhar sua presa.
Todos esses movimentos – caminhando, trotando e correndo – devem ser suaves, embora as raças pequenas e médias tenham mais de molas em seus passos do que o grande Akita. Esse andar ágil depende da estrutura física, mas boa estrutura apenas não é suficiente. O corpo deve ser treinado e condicionado para atingir a necessária flexibilidade e força. Criadores japoneses geralmente condicionam seus cães de exposição os fazendo correr, sendo a distância mais comum de 20 km na maioria dos dias. Apresentar um Shiba no Japão mau condicionado é mera perda de tempo.
Condições mentais apropriadas, sensos agudos e agilidade combinam para realizar o seu trabalho, seja qual for esse trabalho. Todas essas coisas concretizam seu temperamento (isto é a “essência’) que é a mais importante característica isolada no julgamento do Shiba.
敢為 Kan’i
Característica mais importante de um cão japonês: significa “espírito audaz”. Faz referência ao valor, à coragem e à astúcia do Shiba, traços equilibrados que não caem no extremo da temeridade ou da desobediência. Um Shiba que possuir Kan-i se aproximará de outros cães com firmeza, olhando-os diretamente nos olhos, e não mudará de posição perante uma ameaça – é um Shiba em que se pode apreciar a dignidade e a elegância própria dessa raça.
良性 Ryosei
Traduzido como “bom caráter” é referência à lealdade, seus finos sentidos e sua força, que o tornam ideal como guardião. Ryosei e Kan-i são duas faces da mesma moeda, um não pode existir sem o outro. Um Shiba que apresente Ryosei será inteligente, capaz de aprender comandos e responder a eles rapidamente, será obediente, mas não apresentará uma submissão tímida ou assustadiça frente a seu proprietário.
素樸 Soboku
Exprime a naturalidade e franqueza, sua alma bela, ingênua, espontânea e alegre, sua natureza sincera e sem artifícios. Soboku não se refere simplesmente à beleza física, mas propriamente à harmonia e ao equilíbrio psíquico do Shiba, que surgem de todo o seu ser, transmitindo a essência do cão japonês, além de sua bonita estética.
“kan-i” designa bravura e intrepidez, associada a grande calma e força mental. O oposto é “ryosei” que significa bom coração com boa disposição. Uma nunca poderá existir sem a outra. O lado encantador do Shiba é “soboku” que é simplicidade com um espírito refinado e aberto. Eles se combinam para criar a personalidade “irresistível” deste cão.