DENTES DE LEITE DE CÃES
A boca dos filhotes é preenchida com 28 dentes pequenos e afiados, que parecem dedicados a morder nossos dedos.
Cãezinhos conseguem seus dentes de leite muito mais cedo, comparativamente, do que os bebês humanos. Com duas semanas de vida eles começam a ter dentes. À medida que crescem, eles utilizam esses dentes para explorar o mundo.
LINHA DO TEMPO
Até a semana 2: Os filhotes são desdentados
Semanas 2 – 4: começam a ter os primeiros dentes de leite, da frente para trás
Semanas 12 – 16: devem estar com os 28 dentes de leite
Semanas 26 – 34 [6 a 8 meses]: todo o processo de dentição deve ter terminado, estando o filhote com 42 dentes adultos.
QUANDO OS DENTES DECÍDUOS CAEM
Quando têm 3 a 4 meses, os dentes de leite começam a cair, para criar espaço para os 42 dentes adultos.
Esse processo, natural, pode ser muito doloroso para o filhote. Suas gengivas ficarão doloridas, razão por que, você pode notar o filhote babando ou ver pequenas manchas de sangue em seus brinquedos.
ALIMENTAÇÃO REDUZIDA
Em razão desconforto, o filhote também pode comer um pouco menos ou mais devagar durante a dentição.
DENTES DE LEITE DE CÃES: TÉRMINO DO PERÍODO DE TROCA
Aos seis meses de idade, todos os dentes devem ter caído e sido substituídos. Eles poderão ser encontrados no chão, embora a maioria deva ter sido engolida. Se algum ainda não caiu, nessa idade, procure seu veterinário. Pode ser que tenha que ser removido profissionalmente.
COMO SOBREVIVER À TROCA DE DENTES
Essa fase da dentição é muito desconfortável para o filhote. Sua responsabilidade é de fornecer algo que ele possa mastigar para acalmar as gengivas doloridas, tornando o processo suportável.
Evite que o filhote encontre algo por sua conta, seja o seu sapato, sejam as pernas das cadeiras, seja o brinquedo do seu filho.
Aqui no ShibaShow, costumamos oferecer ossos de porco autoclavados ou ossos de nylon, mais seguros.
A melhor opção são sempre brinquedos para mastigar. Alguns têm um exterior protuberante ou texturizado para dar aquele estímulo extra que as gengivas. Eles podem até ser congelados.
Vale tentar uma banana ou cenoura congelada, que tem a vantagem de ser nutritiva. Mas, com qualquer brinquedo ou guloseima, fique sempre de olho no seu filhote.
MEDICAMENTOS ANALGÉSICOS
Há remédios para diminuir a dor, mas escolha sempre os naturais, por segurança. Alguns géis de dentição para cães contêm ingredientes totalmente naturais, como camomila, hortelã pimenta e óleo de cravo, que podem ser úteis. Nunca use produtos humanos.
O “PSIQUIATRA” DOS FILHOTES
Ainda que não seja comum em Shibas, naturalmente autossuficientes, filhotes deixados sozinhos podem ficar preocupados e ansiosos. Quando sofrem ansiedade, desenvolvem comportamentos prejudiciais.
Ossos autoclavados de porco são um bom calmante. Eles fazem os filhotes ficarem entretidos, mascando. Assim, ajudam o filhote a se acalmar sem destruir a casa,
CUIDADOS COM OS DENTES DE LEITE
Ainda que os dentes de leite sejam transitórios e praticamente indestrutíveis, é conveniente que inicie a limpeza dos dentes de seu filhote nessa fase, para que ele se eduque e se acostume, tornando-se um hábito.. Deixar para mais tarde pode ser um erro difícil de corrigir.
Você pode limpar os dentes dele com uma escova projetada para cães e, claro, pasta de dente para cães. Alternativamente, há luvas que servem para o mesmo propósito. As escovas são macias e com cerdas inclinadas. As pastas são com composição não tóxica. Algumas, enzimáticas, ajudam a reduzir as bactérias, combatendo o acúmulo de placas e o mau hálito.
Nunca use uma pasta de dentes humana. Muitas contém xilitol, um adoçante artificial que pode ser fatal para os cães. O xilitol pode causar quedas de açúcar no sangue em cães, bem como possíveis danos ao fígado.
ESCOVA NATURAL
Nossa veterinária é adepta dos ossos como “escova natural” para os cães, além dos efeitos calmantes, já citados. O importante, aqui, é escolher os ossos que não podem ser os de sobra de churrasco (cozidos) ou de aves, etc..,
Por incrível que pareça, dois de meus Shibas, o Alchy e a Kiko não se interessam por esses ossos. Nesta semana vou tentar conseguir ossos crus no açougue, de canela de boi, que não se fragmentam e servem para limpeza. Vamos ver se eles se rendem.
COMO FAZER QUE PAREM DE MORDER
Você pode aproveitar essa fase para ensinar o filhote a parar de morder com força.
Eles naturalmente mordem enquanto brincam e às vezes não percebem o quão forte o fazem. Se eles morderem com força, você pode dar um grito alto e agudo, “Aiii”. Então lhe dê uma guloseima ou elogio.
Alguns filhotes ficam ainda mais agitados se você gritar. Nesse caso, vire-se silenciosamente, afaste-se ou coloque suavemente o filhote “de castigo” por alguns minutos para se acalmar.
Agora é a oportunidade de eles aprenderem a moderar a força de uma mordida, ou “a inibição da mordida”. Qualquer cão adulto pode colocar a boca em você ou em outra pessoa, como seu veterinário, se estiver com dor, mas o resultado será inofensivo se o cão tiver aprendido a inibição da mordida.